São João de Alagoinhas contará com Pronto Atendimento, SAMU 192 e ações da Vigilância Sanitária

Publicidade 2

Para garantir a tranquilidade durante a realização da grande festa, o esquema de atendimento emergencial no circuito já foi definido pela Secretaria de Saúde (SESAU).De acordo com o secretário de Saúde, Moacir Lira, uma estrutura completa e de qualidade está sendo montada para atender os alagoinhenses e demais visitantes. “A SESAU vai garantir  aos munícipes e visitantes atendimento de emergência  através de um Pronto Atendimento estruturado com equipe médica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de apoios e serviço de ambulância. A estrutura montada foi organizada por uma equipe técnica e dispõe  de uma ambiência com uma sala de reanimação e todos os insumos e medicacões necessárias para um primeiro atendimento seguro, disse.

O PA vai contar diariamente com uma equipe de profissionais de saúde composta por 02 (dois) Médicos, 02 (dois) Enfermeiros e 04 (quatro) Técnicos de Enfermagem, bem como toda a equipe do SAMU mobilizada nos dias da festa. Ainda serão disponibilizados pessoal de apoio administrativo , de serviços gerais, e  o apoio da Guarda Civil Municipal, para a segurança.

“Tenho certeza que o suporte e amparo para um evento desse porte, na área de Saúde, dentro das nossas possibilidades, já está sendo organizado para garantir uma festa mais segura a todos. As ações de Saúde não se resumem nos atendimentos emergenciais”

De acordo com o que foi definido pela comissão organizadora do Pronto Atendimento, a localização permite uma rota mais facilitada para as ambulâncias, mediante necessidade de uma transferência. Os serviços para casos de emergência disponível no Pronto Atendimento funcionará em um regime de plantão de 12h, a partir das 19h, até 7h do dia seguinte.  No local ainda será disponibilizado uma ambulância com técnico de Enfermagem e condutor para realização de remoção, caso necessário.

Equipes treinadas

Na manhã desta quinta-feira (21), foram realizados o acolhimento e a capacitação das equipes que atuarão no PA, contando com a presença dos apoiadores , enfermeiros, técnicos de enfermagem e supervisão do evento. Durante o treinamento foi exposto fluxo de atendimento dos usuários e orientações quanto a avaliação do paciente grave , classificação de risco e noções de atendimento às vítimas de queimaduras.

O treinamento foi ministrado pela enfermeira Simone da Silva Oliveira, que avaliou a capacitação  como um momento rico de integração de equipe visando a qualidade e segurança dos atendimentos. “A capacitação assegura um bom gerenciamento das situações imprevisíveis que podem ocorrer com o grande evento na nossa cidade durante o São João”.

Ações da Vigilância Sanitária

Durante os dias da festa, a Vigilãncia Sanitária estará desenvolvendo sua função educativa, colaborando com os ambulantes e distribuindo kit com hipoclorito, luvas, máscara descartável, dentre outros, bem como preservativos masculinos e gel lubrificante.

Deixe uma resposta