Escolas estaduais da capital e interior comemoram os festejos juninos em clima de Copa do Mundo

Publicidade 2

As escolas estaduais da capital e interior do Estado já estão no clima dos festejos juninos e muitas realizam atividades associadas à Copa do Mundo 2018. Os estudantes estão participando de diversas atividades como brincadeiras tradicionais, apresentações musicais, gincanas e degustações de comidas típicas com o objetivo de integrar toda a comunidade escolar. 

No Colégio Estadual Deputado Henrique Brito – Tempo Integral, em Salvador, o tema da festa, nesta quarta-feira (20) foi “Forró do Henriquinho e da Henriquinha”. Os estudantes participaram de diversas brincadeiras como “Corrida do saco”, “Dança da cadeira” e encenação de um casamento tradicional caipira. Para Maylane Dinah Morais, 11, do 6º, a festa foi muito divertida. “Foi muito bom comemorar os festejos juninos com todos os estudantes e professores. Algumas brincadeiras eu não conhecia e foi muito bom participar com os colegas e, também, participamos de um sorteio de brindes”, disse a estudante.

Ainda em Salvador, o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado no bairro de Cajazeiras IV, promoveu uma gincana com a participação dos estudantes das dez turmas do 1° ano. Cada turma representou um país participante da Copa do Mundo de 2018, apresentando aspectos culturais, sociais, geográficos e históricos.

Interior –  O Colégio Estadual Presidente Médice, localizado em Itabuna (357 km de Salvador), também realizou hoje (20), a culminância do projeto “São João na Copa”. A atividade teve o objetivo de valorizar a cultura nordestina através das crenças, danças, simpatias e brincadeiras tradicionais, relacionando os festejos da Copa do Mundo de Futebol 2018 com as festas juninas. O estudante Diogo Souza Santos, 17, 3° ano, adorou a programação. “Fizemos uma peça teatral sobre o casamento junino, apresentação de coral e outras brincadeiras. Além disso, houve degustação de doces e comidas típicas juninas. Eu fiz em casa e levei para a escola maçã do amor, amendoim e pipoca doce com leite em pó e todos gostaram”, disse animado.

Outra unidade escolar de Itabuna que também comemorou os festejos juninos em clima de Copa do Mundo foi o Colégio Estadual General Osório, que promoveu a primeira edição da Feira das Nações, realizada no espaço de convivência da escola, com a participação de professores e estudantes. Durante o evento, que foi aberto à comunidade, foram apresentados trabalhos que representam a cultura dos países que participam da Copa do Mundo, com destaque para a seleção brasileira, além de pratos típicos juninos, num momento de integração da comunidade escolar.

De acordo com a vice-diretora Iracema Esteves, o colégio realiza uma série de atividades extraclasse como a Feira das Nações, que valorizam a prática no processo de aprendizagem e o fortalecimento da cidadania entre os estudantes. “Além do intercâmbio de experiências culturais, a atividade pedagógica, que teve como elemento motivador a Copa, contribuiu para desenvolver atitudes de respeito às diferenças e ampliar a visão de mundo dos estudantes”.

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta