Governo Federal lança Guia do torcedor brasileiro para a Copa do Mundo na Rússia

Publicidade 2
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira e o ministro do Esporte, Leandro Cruz participam do lançamento do “Guia Consular do Torcedor Brasileiro”./Antonio Cruz/Agência Brasil

O Itamaraty e o Ministério do Esporte lançam nesta quinta-feira (07) um guia para os torcedores e turistas brasileiros que estiverem na Rússia para a Copa do Mundo de futebol. O documento, elaborado de forma coordenada pelas duas pastas e pela Embaixada do Brasil em Moscou, traz informações sobre legislação, costumes, procedimentos migratórios, idioma, moeda, documentação e transporte na Rússia, entre outros aspectos úteis para os viajantes brasileiros.

O guia informa também dados dos seis escritórios de assistência consular que auxiliarão os brasileiros em Moscou, São Petersburgo, Sochi, Rostov, Samara e Kazan.

O Guia Consular do Torcedor Brasileiro está disponível nos sites dos ministérios das Relações Exteriores (www.itamaraty.gov.br) e do Esporte (www.esporte.gov.br), em formato de fácil impressão e download. Além disso, exemplares físicos serão distribuídos na Embaixada do Brasil em Moscou, no Consulado do Brasil em São Petersburgo e demais escritórios consulares brasileiros na Rússia.

A Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018 será realizada de 14 de junho a 15 de julho em 11 cidades russas. O Brasil é o terceiro país que mais comprou ingressos para o Mundial: cerca de 66 mil, além dos torcedores brasileiros residentes no exterior.

Os principais pontos do Guia são:

– Passaporte e vistos – Requisitos e documentos exigidos para viajar à Rússia; 
– Requisitos migratórios internos. Preenchimento de formulários, necessidade de porte de documentos e informação de chegada do torcedor a autoridades locais;
– Conduta e costumes locais;
– Condutas proibidas nos estádios;
– Segurança e criminalidade. Cuidados necessários;
– Moeda, serviços bancários e câmbio;
– Porte de substâncias e artigos (armas e munições, narcóticos, frutas e vegetais, objetos de valor, dinheiro);
– Cuidados com a saúde (seguro saúde);
– Rede brasileira dos postos. O que fazer em caso de detenção;
– Língua e comunicação. Frases úteis em russo;
– Contatos úteis para emergências.

O Guia está disponível neste link:

Deixe uma resposta