Esplanada – Agentes do setor de combate à dengue participam de um treinamento do Sistema de Informação da Dengue

Publicidade 2

Após 12 anos, os profissionais do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) do município de Esplanada participam de um treinamento do Sistema de Informação da Dengue (SISPNCD). O treinamento, que está acontecendo na Biblioteca Municipal, é ministrado pela 3ª Regional de Saúde e durará 03 (três) dias, tendo iniciado nesta terça-feira (05/06) e término na próxima quinta-feira (07/06).

O SISPNCD é utilizado para acompanhar os trabalhos dos agentes de endemias. Com ele, o Governo do Estado obtém informações sobre as áreas de maior risco de transmissão da dengue para melhor direcionar os trabalhos das equipes.
O programa traz informações complementares, dentre elas:
• Cadastro de Pontos Estratégicos, veículos (UBV), armadilhas, áreas e microáreas;
• Cadastro de recursos humanos, com informações apenas dos quantitativos de agentes, supervisores, motoristas, laboratorista, entre outros;
• Relatórios de consumo de inseticida nas atividades de rotina (visita casa-casa) e emergenciais;
• Utilização do Sisloc com vistas à organização e atualização na base de localidades;
• Programação dos ciclos de atividades de aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Esplanada, todos os agentes de endemias participam deste curso, onde estão sendo instruídos sobre a correta forma para o preenchimento adequado dos formulários utilizados no programa.

Uma das agentes de combate a endemias comemorou a oferta do treinamento. “Depois de tanto tempo sem nenhuma reciclagem, foi um momento de troca de informações muito importante e que visou basicamente a otimização no atendimento aos munícipes, além de um cuidado maior na eliminação de focos para proliferação do mosquito da dengue e chikungunya”.

ASCOM
Imagens: Alex Fotógrafo.

Deixe uma resposta