Estudantes da rede estadual participam da VI Feira Nacional de Matemática no Acre

Publicidade 2

Estudantes e professores da rede estadual de ensino já estão em Rio Branco, no Acre, para a participação da VI Feira Nacional de Matemática, que será aberta oficialmente, às 19h, desta quarta-feira (23) e segue até sexta-feira (25). Os projetos da rede estadual que serão apresentados foram selecionados na 6ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA), que é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no âmbito do Programa Ciência na Escola.

Durante todo o dia, os participantes fizeram a montagem dos estandes. Foi o caso do estudante Elisson Oliveira e da professora Delane Santos, da Escola Estadual Almeida Sampaio, do município de Amargosa (a 270 km de Salvador), que irão apresentar o projeto “Áreas de Figuras Estranhas”, e concorrer aos prêmios ‘Destaque’ e ‘Menção Honrosa’ no evento.  

Segundo Delane, o projeto traz um diferencial por trabalhar, com os estudantes, figuras geométricas incomuns e que não são utilizados dentro currículos escolares. “A Matemática na escola trabalha com o quadrado, triângulo e círculo, e o aluno fica limitado a essas figuras. Com o projeto, ensinamos a calcular a área de qualquer figura estranha, dando maiores possibilidades e dinâmica para o aprendizado na escola, para que os estudantes desenvolvam outras competências com a regra de três simples. É um momento de muita alegria estar mostrando a iniciativa em um evento internacional”, ressaltou.

Para o estudante Elison, 16 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, é muito gratificante contribuir para expandir o ensino da Matemática nas escolas. “Essa ação pode trazer para a sala de aula uma forma didática diferente de aprender a calcular as figuras. Acredito que isso pode animar ainda mais os colegas a terem um interesse pela Matemática”, afirmou. O aluno ainda destaca sua expectativa para o evento. “Tivemos um bom desempenho nas feiras estaduais e tivemos o prazer de sermos selecionados para virmos até o Acre. Estou muito ansioso para apresentar nosso trabalho nesta feira”, contou.

Ainda participam da VI Feira Nacional de Matemática, os projetos: “O fogão solar e a aplicação da secção cônica diminuindo impactos ambientais”, do Colégio Estadual Professora Simone Neri, em Inhambupe; “Transformando águas: o uso da biomatemática na dessalinização da água salobra na região de caatinga”, do Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções; e “Armas biológicas x Aedes aegypti”, do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente.

O evento é organizado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC) e Universidade Federal do Acre (UFAC), com o apoio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), entre outras instituições.

 Fotos: Divulgação – ASCOM

Deixe uma resposta