DNIT monitora obras em pontes da BR-101 na Bahia

Publicidade 2

As obras na BR-101/BA, entre o município de Rio Real e Entre Rios, abrangem a duplicação e revitalização de 83,58 quilômetros de rodovia. O trecho está dividido em dois Lotes, estes de responsabilidade do Consórcio Construtor MOTA/EMPA/ CONCRESOLO.

No mês de abril/2018, a Gestão Ambiental BR-101NE/DNIT em cumprimento ao licenciamento ambiental do empreendimento (RLI 812/2012) e, por meio do Programa Ambiental para a Construção, monitorou as obras das pontes sobre os rios do município de Rio Real (KM 0, BR-101/BA) e Itapicuru (KM 24,5, BR-101/BA), ambos no Lote 1/BA, bem como a ponte sobre o rio Serra (KM 49, BR-101/BA) no Lote 2/BA.

Nas frentes de serviço dos rios Real e Serra foi identificada a execução de serviços para instalação da fundação (infraestrutura) no leito vazante dos cursos d’água. Já no rio Itapicuru, Lote 2/BA, contemplam-se intervenções de engenharia que visam à instalação dos pilares (mesoestrutura) que darão sustentação à via suspensa (superestrutura) da obra de arte em questão. A correta destinação e disposição de resíduos, adequação às normas vigentes para a captação de água, instalação de dispositivos de contenção de óleo utilizados nos geradores, dentre alguns outros aspectos foram observados durante o monitoramento, mostrando-se de acordo com as exigências ambientais.

A construção das pontes é parte fundamental no processo de adequação da capacidade viária da rodovia, uma vez que funcionam como conectivos entre as margens dos cursos hídricos já mencionados, dessa maneira, permitindo o fluxo ininterrupto dos veículos.

O Programa Ambiental de Construção (PAC) tem o objetivo de garantir com que as obras sejam realizadas respeitando aos procedimentos adequados sob o ponto de vista ambiental, de forma a possibilitar o efetivo controle e prevenção dos impactos ambientais decorrentes ao empreendimento. Outras atividades realizadas no âmbito das obras de duplicação da BR-101NE podem ser vistas no site www.br101nordeste.com.

Deixe uma resposta