Primeiros socorros: SAAE dá continuidade a treinamento da Cipa

Publicidade 2

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas realizou, na manhã desta sexta-feira (04), mais um dia de treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A ocasião, realizada no Hotel Plaza, contou com a presença de Thais Carvalho, enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que passou ensinamentos básicos de primeiros socorros aos integrantes da CIPA. Segundo a enfermeira, “a ideia é que todos possam, em caso de necessidade, aplicar o conhecimento do tema”.

Cosme Cristo, tecnólogo em segurança do SAAE, avaliou a manhã como produtiva, uma vez que “as noções básicas de primeiros socorros, parte do cronograma exigido pela legislação para os membros da comissão, foram transmitidas com muita competência e propriedade pela representante do SAMU”.

Segundo Adriano Almeida da Silva, um dos representantes dos funcionários na comissão e laboratorista do SAAE,  “o treinamento tem sido uma parte importante na  instauração da CIPA, um marco na história do SAAE do qual fiz questão de participar e colaborar”.

Vale lembrar que a CIPA tem como objetivo evitar, através de informações e treinamentos, acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho, bem como garantir que exista um fio condutor entre o adequado funcionamento das habilidades dos funcionários e a preservação de suas vidas. 

O SAAE, sob a direção de Maria das Graças Reis, tem orgulho de buscar, por meio de ações práticas, promover o bem-estar daqueles que são responsáveis pela prestação de serviços de água e de esgoto numa cidade de tamanho porte como Alagoinhas.

O treinamento, com carga horária total de 20 horas, terá mais dois dias de atividades, segunda-feira (07) e terça-feira (08), finalizando assim o vasto conteúdo programático, que inclui os seguintes tópicos:

•    Estudo do ambiente e das condições de trabalho,  Riscos originados do processo produtivo;
•      EPI e EPC;
•    Como prevenir acidentes;
•     Comunicação de Acidentes;
•     Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
•     Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
•     Noções sobre DST/AIDS, e medidas de prevenção;
•     Noções sobre a legislação trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
•    Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
•     Organização da CIPA e atribuições da Comissão;
•     Noções de Combate a Incêndio;
•     Noções de Primeiros Socorros.

É a partir do registro das demandas nos canais de atendimento que as coordenações técnicas são acionadas e direcionadas para os casos de suas respectivas competências. Desse modo, é de suma importância que os usuários sempre recorram aos meios oficiais do SAAE para fazer suas solicitações.

Pensando nisso, a autarquia disponibiliza, além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro ), outras duas maneiras de contato: WhatsApp e Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.
 
ASCOM – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas

Deixe uma resposta