Governador Rui Costa anuncia VLT entre Salvador e Alagoinhas

Publicidade 2

O governador Rui Costa (PT) anunciou hoje (2) a ligação de Alagoinhas com a capital através do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos. O anúncio pegou muita gente de surpresa, e foi recebida com entusiasmo pelos moradores da cidade.

O governador informou que o VLT entre Salvador e Alagoinhas vai usar como plataforma a atual rede de trilhos, com alargamentos, mas não informou investimentos e como ficarão os trens que já fazem essa rota entre Juazeiro, Aracaju e Salvador, que passam por Alagoinhas e que ainda utilizam as polegadas antigas.

O retorno ao trem de passageiros é um antigo sonho da comunidade de Alagoinhas, que terá essa realização através de um sistema mais moderno, confortável e mais rápido.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também conhecido como Light Rail, Metrô Leve ou ainda Metrô de Superfície, é um pequeno trem urbano, geralmente movido a eletricidade, cuja estrutura permite ser adequada ao meio urbano existente, o que significa uma alternativa sustentável de mobilidade para as cidades.

Geralmente, os VLTs produzem menos poluição e barulho, chegam a uma velocidade média de 80 km/h e são mais fáceis de serem evacuados em situações de emergência do que outros meios de transporte metropolitano, como o próprio metrô convencional.

A infraestrutura do VLT é tipicamente mais leve do que a do metrô e trens convencionais de longo curso. Os sistemas dessa alternativa de transporte podem ser alimentados por eletricidade, diesel ou até mesmo biocombustíveis. Os veículos elétricos costumam circular nas regiões centrais das cidades, compartilhando o espaço com o restante do tráfego. Mas também há casos de VLTs que evitam a interação com outros automóveis, por meio de plataformas e estações.

O modelo a ser utilizado entre Alagoinhas e Salvador é desenvolvido por empresas estrangeiras aqui no Brasil, e abrigam em média 300 passageiros no modelo de 30 metros e até 450 passageiros para o trem de 45 metros, com dois vagões acoplados.

Esse modelo já está sendo utilizado no estado do Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, tendo grande aceitação.

Por Vanderley Soares

Deixe uma resposta