SAAE ALERTA: período chuvoso requer cuidados redobrados

Publicidade 2

Em decorrência do início do período chuvoso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas alerta para a importância de redobrar o cuidado com as redes de drenagem pluvial e de esgoto.

Com base em um plano estratégico, a autarquia executa uma série de ações preventivas no intuito de assegurar a manutenção da cidade limpa e higienizada. Entretanto, todo cidadão pode contribuir para evitar graves transtornos – a exemplo de extravasamento de esgoto e alagamento – colocando em prática medidas simples mas primordiais.

Para tanto, basta não destinar o lixo e não conectar a água da chuva à rede de esgoto, manter as caixas de gordura e de passagem devidamente fechadas e, na rua, ao notar alguma caixa de esgoto aberta, entrar em contato com o SAAE.

É preciso ter em mente que a rede coletora de esgoto foi planejada para receber unicamente água dos dejetos produzidos nos imóveis. De modo que, não só água da chuva, mas também restos de comida e demais resíduos sólidos são outros grandes vilões e fazem uma diferença significativa. É uma questão simples de matemática. O diâmetro da tubulação não suporta toda a carga lançada e daí derivam os transbordamentos e retornos de esgoto.

A rede pluvial é alternativa correta para a destinação da água da chuva, que pode ser direcionada tanto para o quintal – e ser usada para regar jardins e plantas – ou para a rua, a fim de escorrer naturalmente.

O SAAE reforça que, além das implicações práticas, há a incontornável questão de saúde pública e preservação ambiental, uma preocupação que deve ser de todas as pessoas.

Pensando no usuário, a autarquia disponibiliza, além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro )  outras duas maneiras de contato: WhatsApp e Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.

 

ASCOM
Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas
E-mail: [email protected]
Telefone: (75) 31826031

Deixe uma resposta