Prefeitura intensifica atendimentos de saúde e promove atividades educativas na Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão

Publicidade 2

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), iniciou hoje (25) uma força-tarefa com profissionais do Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH) para atender a população e alertar quanto aos cuidados para diminuir os riscos de doenças do sistema cardiovascular. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em decorrência do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril.

Na ocasião, a SESAU informou que serão intensificadas as realizações de ecocardiogramas e de exames duplex scan de carótidas e vertebrais e ressaltou que, a partir de amanhã (26), equipes promovem também atividades educativas em todas as unidades de saúde, com debates sobre as formas de complicação da doença que podem alterar significativamente a qualidade de vida do cidadão.

“Estamos atendendo a uma demanda espontânea, a uma demanda regulada, e ampliando as possibilidades de assistência nessa área, então temos médicos cardiologistas à disposição no CAIDH, montamos uma estrutura para otimizar o atendimento nessa parte de exames e avaliações cardiológicas. Esse é o nosso foco nesse mutirão. Não que ele não ocorra, porque já vem acontecendo, mas é um momento em que a gente potencializa a ação”, explicou o secretário de saúde Moacir Lira.

Dados levantados pela Sociedade Brasileira de hipertensão evidenciam que 30 indivíduos morrem por hora no país em decorrência da doença e o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde aponta que a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos. “Infelizmente, os dados não apenas do Ministério da Saúde, mas da Organização Mundial da Saúde mostram que ainda se investe muito em tratamento. As pessoas adoecem, morrem, por falta de uma prevenção adequada, de uma assistência como deve ser. O foco, inclusive, da nossa gestão, sobretudo na atenção básica, é justamente prevenir, para que o problema não se instale. Então é esse o nosso objetivo com ações dessa natureza”, enfatizou o secretário responsável pela pasta.

A SESAU informou que o CAIDH presta atendimento durante toda a semana, das 8h às 17h, e comunicou que, a partir de amanhã (26) – Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão – a secretaria promove também atividades de conscientização nas unidades de saúde do município.

Deixe uma resposta