Prefeitura presta socorro às estradas afetadas pela chuva

Publicidade 2

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria de Agricultura (SEMAG), mobilizou equipes para atuar emergencialmente junto às estradas rurais do município após o temporal dos últimos dias.

Uma patrulha mecanizada da secretaria desobstruiu os trechos danificados que estavam impedindo a passagem de veículos, com atuação nas principais comunidades afetadas pela chuva intensa.

De acordo com representantes da SEMAG, na região do Estevão, a força das águas removeu parte do leito da estrada que segue para a Vila São João. O local foi assistido pela equipe técnica, que trabalhou com maquinário para amenizar os impactos causados pelo volume de água.

No Baixão de Riacho da Guia, a Secretaria de Agricultura fez uma intervenção direta em três ladeiras que ficaram interrompidas com a enxurrada. Segundo o secretário responsável pela pasta, Geraldo Almeida, as comunidades tiveram o trânsito restabelecido após a ação da SEMAG, que levou material apropriado para tapar as valas e buracos formados em decorrência da chuva.

“Com a chuvarada que deu, grande parte do material das estradas foi espalhado, criando obstáculos que impediam a passagem de veículos. Levamos material de qualidade para corrigir os pontos afetados. Foi um trabalho feito na sexta-feira e no sábado para que o trânsito pudesse então fluir com normalidade. Assim que passar a estação chuvosa, retornaremos com o maquinário para recuperar toda a extensão da estrada da Vila de São João. Em Riacho da Guia, houve também um pedido de socorro dos moradores que foi prontamente atendido pela secretaria. A chuva cortou três ladeiras e criou valas, paralisando o tráfego. Atuamos e está normalizado. Esta estrada, de Riacho da Guia, vai ser objeto de uma ação nossa quando a estação seca chegar, de setembro em diante. Vamos executar a recuperação total. As duas estradas, da Vila São João e do Baixão de Riacho da Guia, estão na lista de prioridades da nossa secretaria”, garantiu o Secretário de Agricultura.

A SEMAG informou que, desde o ano passado, vem atuando intensamente na melhoria das condições de estradas rurais. A Secretaria ressaltou ainda que foram recuperadas em toda a sua extensão as estradas do Km 19, do Tombador, do Encantado, de Sauípe, da Vila de São João, do Rio Seco, de Outeiro à Br 101, de Espinho, Tucum, Fazenda Vitória, Cambuí, Alto do Santo Antônio, Pedra de Cima, Pindobal de Baixo, Pindobal de Cima e Baixão do Ponto do Beijú, inaugurada neste domingo (22) pelo prefeito Joaquim Neto.

“É importante destacar que, na história recente do município, nenhuma gestão fez um trabalho com a qualidade e com o número de patrulhas mecanizadas como está fazendo o governo atual, pois temos atuado com três patrulhas simultaneamente e levado brita da Ferbasa, cacos de cerâmicas, além do tradicional cascalho, para recuperar as vias. É inédito também o uso de rolo compactador, que propiciará maior longevidade ao leito das estradas”, explicou o secretário Geraldo Almeida, que se comprometeu a levar as melhorias também para outras áreas do perímetro.

Segundo representantes da SEMAG, as equipes vão continuar operando com patrulha mecanizada no período de chuvas e devem reiniciar as obras de recuperação total assim que o clima for favorável.

Deixe uma resposta