Com foco na promoção à saúde, SAAE realiza seu primeiro mutirão da cidadania

Publicidade 2

“Saneamento é saúde”. E foi partindo dessa premissa que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas realizou, no último domingo (15), na quadra poliesportiva do Mangalô, seu 1° Mutirão de Cidadania.

Durante o evento, que aconteceu das 9h às 12h, moradores do Mangalô e bairros vizinhos puderam ter acesso a diversos serviços públicos, como corte de cabelo, aferição de pressão e índice de glicemia, orientação sobre DSTs, saúde bucal e negociação de dívidas, tornando a ação um evento voltado para a promoção da saúde.

A diretora geral do SAAE Maria das Graças Reis explicou que “como a autarquia presta um serviço essencial à vida das pessoas – que é o abastecimento de água e o esgotamento sanitário –, não podemos ficar restritos apenas a prestação do serviço. Saneamento é saúde e temos que ampliar o nosso conceito de saneamento”.

Para a coordenadora de atenção básica à saúde da secretaria Municipal de Saúde (SESAU) Ana Paula Sales, o Mutirão possibilita que serviços importantes, como aferição de pressão, possa ser ofertado sem a necessidade de uma triagem, como acontece nas unidades básicas.

E foi justamente isso que a moradora da Baixa do Corte Ana Cristina da Silva fez. “Eu fiz a aferição de pressão aqui porque não tenho tempo de fazer no dia a dia”, afirmou. Após a aferição, Cristina da Silva recebeu orientação sobre alimentação e hábitos que podem ajudar no controle da sua pressão arterial.

Em um dos stands montados pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC), Mariana Costa, estudante de pedagogia do primeiro semestre, foi uma das responsáveis pela atividade lúdica com as crianças sobre o uso racional da água e se disse satisfeita com o resultado do Mutirão, pois “a gente sabe que essas crianças vão sair daqui hoje sabendo que a água pode acabar e precisamos usar com responsabilidade”.

A proprietária do Centro Profissionalizante de Cabeleireiros e Similares (CEPROC) Lauriete Reis responsável pela ação de corte de cabelo durante o Mutirão, lembrou que esses eventos representam uma troca, uma vez que “ganha a população, que recebe corte gratuito, e ganha a gente com a possibilidade dos alunos de poderem treinar, na prática, o que aprendem nas aulas. É uma felicidade grande poder receber nossa comunidade”.

A ouvidora do SAAE Tania Regina também fez um balanço positivo do Mutirão. “Tivemos muito mais atendimento aqui até mesmo do que na última Ouvidoria. O usuário se sente valorizado tendo o Serviço mais perto da sua comunidade”, contou.

Maria Olcione, moradora da região, aprovou o evento e disse que foi tudo proveitoso. “Assisti as palestras, fui na orientação de dentista. Todas as áreas, os serviços que teve aqui hoje foi uma maravilha”, disse.

A assessora de Integração Comunitária da autarquia Leila Pires agradeceu o apoio dos parceiros e a receptividade dos moradores, principalmente do Mangalô. A assessora lembrou, ainda, que o Mutirão faz parte do pacote de ações sociais desencadeadas pelo programa federal Saneamento para Todos. “Esse é só o início. O social é um trabalho muito amplo e estamos trabalhando para levar mais ações como essa para outras comunidades. Em junho, esse mesmo Mutirão vai acontecer no Petrolar”, assegurou a assessora.

A vice-prefeita professora Iraci Gama, o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas Roberto Torres e o vereador Luciano Almeida (DEM) também estiveram presentes no evento.

CONTATOS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
WhatsApp: (75) 981804500
Call Center: 0800 702 7065
Ouvidoria: [email protected]

ASCOM
Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas
E-mail: [email protected]
Telefone: (75) 31826031

Deixe uma resposta