Prefeito de Feira confirmou pré-candidatura após desistência de ACM Neto

Publicidade 2
José Ronaldo começa a pré-campanha ao governo pelo DEM já na segunda-feira (Foto: Marina Silva/CORREIO)

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), anunciou que vai se licenciar do cargo para disputar o governo do estado da Bahia. A confirmação da pré-candidatura ocorreu no final da manhã deste sábado (7), durante entrevista coletiva realizada na cidade do Centro Norte do estado.

O pré-lançamento do nome de Ronaldo ocorre após a desistência do prefeito de Salvador, ACM Neto, também do DEM, que permanece à frente da administração na capital. Com a saída de Ronaldo, quem assume a prefeitura de Feira é o seu vice, o ex-deputado-federal Colbert Martins Filho, filiado ao MDB.

“A partir de hoje, começamos a desenvolver um trabalho intenso de visitar todo o Estado, construindo e apresentando propostas junto com os demais partidos parceiros”, disse o candidato, ressaltando que a definição da chapa será feita após um amplo entendimento com a base aliada para definir o nome do vice-governador, os senadores, deputados e suplentes. Nas redes sociais, ele também falou sobre a expectativa para as eleições.

Neste domingo (8), José Ronaldo estará em Salvador, participando das celebrações em homenagem ao aniversário do presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Prates (DEM). Na segunda-feira ele já estará com o departamento de marketing para iniciar a pré-campanha.

Numa rede social, ACM Neto fez questão de ressaltar o apoio a José Ronaldo. “Em seus mandatos à frente da Prefeitura de Feira, fez um grande trabalho e, agora, tenho certeza que está mais do que pronto para assumir o desafio de transformar a nossa Bahia. Tamo junto”, postou o perfil do prefeito de Salvador, logo após o anúncio oficial.

Durante o evento, Neto afirmou que José Ronaldo está preparando para o cargo e destacou algumas qualidades do pré-candidato. “A Bahia precisa de um governador que tenha pulso para resolver este problema que tanto nos aflige, do crescimento da violência e da criminalidade. A Bahia precisa de um governador que faça pela capital mas faça também pelo interior. A Bahia precisa de um governador que tenha passado pela trajetória que ele [Zé Ronaldo] passou. Que possa olhar para o futuro. Que devolva ao nosso estado a sua posição de destaque em todo o Brasil. A sua posição de força em todo o Brasil. Um governador que está ao lado de um grupo político”, afirmou.

O democrata continou: “Que não está na política por interesses pessoais. Que não está na política para dividir o governo entre partidos políticos. A Bahia precisa de um governador que olhe no olho do povo, fale a verdade, trabalhe 14, 15 16 horas por dia, para fazer o melhor para o povo. E esse governador está nascendo hoje, na terra de Feira de Santana, capital do interior do estado”.

Perfil
José Ronaldo de Carvalho, ou simplesmente Zé Ronaldo, é natural de Paripiranga, no Nordeste do estado, mas mora em Feira de Santana desde anos 60, quando chegou no município para estudar e trabalhar.

É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), atuou como professor, e também trabalhou como diretor executivo na Companhia de Pneus Tropical, atual Pirelli; na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, a antiga Cedic; foi diretor do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira, e teve passagem pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

A vida política teve início em 1976, na Câmara de Vereadores de Feira, pelo partido Arena. Nas eleições seguintes, concorreu ao mesmo cargo pelo PDS e deixou de ser suplente. Em 1986 foi eleito deputado estadual e reeleito nos anos de 1990 e 1994. Foi líder do PFL e representou o então governador Paulo Souto na Assembleia.

No final dos anos 90, Carvalho assumiu um cargo na Câmara Federal com a terceira maior votação do estado. Em 2000, voltou à política local como prefeito de Feira de Santana e se reelegeu em 2004. Voltou ainda à prefeitura em 2012 e foi reeleito em 2016. Filho de Maria Rosalina e Joaquim Antônio de Carvalho, é casado e tem três filhos.

Fonte: Correio 24h

Deixe uma resposta