Prefeito e demais autoridades lançam SESC Saúde Mulher em Pojuca

Publicidade 2
Prefeito e demais autoridades lançam SESC Saúde Mulher em Pojuca
Prefeito e demais autoridades lançam SESC Saúde Mulher em Pojuca

Já está em pleno funcionamento a parceria firmada entre a Prefeitura de Pojuca e o Serviço Social do Comércio (SESC), que vai disponibilizar exames de mamografia e preventivo (Papanicolau) às mulheres pojucanas no período de 26 de março a 11 de junho de 2018.

O lançamento do início dos trabalhos da Unidade Móvel do SESC Saúde Mulher, contou as presenças do prefeito Carlos Eduardo Bastos Leite, do presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Neri, do secretário de Saúde, Erismende Ferreira, da coordenadora do SESC, Amanda Meira e de mulheres que já estavam sendo atendidas pela equipe.

Na ocasião o prefeito iniciou falando que a parceria com o SESC é apenas pequena mostra do que Pojuca vai ter em relação à saúde pública na atual gestão municipal, para ele, muito ainda está por acontecer no município e a atual administração sabe e está atenta às demandas da população. “Isso aqui é apenas uma sementinha do que está por vir no nosso projeto de saúde. Para quem acompanhou o nosso governo da vez passada, viu a implementação do sistema de saúde do município. Não seria apenas o hospital construído e nem a policlínica funcionando. Seria o Sistema Básico de Saúde funcionando efetivamente.” destacou o prefeito Carlos Eduardo.

Prefeito e demais autoridades lançam SESC Saúde Mulher em Pojuca
Prefeito e demais autoridades lançam SESC Saúde Mulher em Pojuca

O prefeito disse ainda que o município vem trabalhando arduamente para colocar as ações relacionadas à saúde do município e afirmou que conseguiu a recuperação do Comando Único que significa a chegada de verbas para o município.

O secretário de saúde, Dr. Erismende, agradeceu ao SESC pela vinda ao município e disse ter certeza do serviço de excelência que será prestado às mulheres pojucanas durante o período que estará o município. Dr. Mendes, como é conhecido, falou da preocupação da SESAU com os altos índices de câncer de mama e do colo do útero no país, e que o município fará a sua parte nesse enfrentamento.

Amanda Meira, coordenadora do SESC, falou do objetivo do projeto. “O nosso objetivo é contribuir com a promoção da saúde da mulher, através do rastreamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero.” Amanda concluiu falando do empenho que será prestado nos atendimentos durante os quase três meses na cidade, e que se for preciso ampliar o tempo de estadia o SESC Saúde Mulher não medirá esforços para tal.

O presidente da Câmara de Vereadores falou das divergências entre o legislativo e o executivo municipais ao longo dos anos, disse que o atual Legislativo Municipal veio com a intenção de fazer o melhor para o povo pojucano. Carlinhos se disse satisfeito com o trabalho na saúde do município e se colocou à disposição da atual gestão municipal.

A previsão é que sejam realizados cerca de 1.056 exames mamografia e mais de 1.128 de preventivos. De acordo com a SESAU, o serviço é um avanço da atual gestão que se compromete e respeita a população pojucana.

Quem pode fazer:

Para mamografia, mulheres assintomáticas, ou seja, sem sinais e sintomas, de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos de idade com histórico familiar de câncer de mama e com solicitação médica.

Para citopatológico (preventivo), mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual com idade entre 25 e 64 anos de idade.

Os atendimentos serão realizados mediante apresentação de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para cada exame realizado deverá ser entregue uma cópia de cada documento, preferencialmente em folha única. Os exames deverão ser agendados nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Horários dos atendimentos:

Segundas – feiras – das 13h às 17h

Terça a quinta-feira – das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sextas –feiras – das 8h às 12h.

Deixe uma resposta