Prefeitura realiza ação social no Mercado do Artesão

Publicidade 2
Foto: Ana Maria Simono

Como parte da programação que se iniciou na última quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas promoveu hoje (9) uma ação social no Mercado do Artesão.

Durante a grade prevista, estiveram disponíveis profissionais da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) para fazer cadastramento e atualização de pessoas nos programas Bolsa Família e ACESSUAS. A SEMAS estruturou também um estande específico para divulgação, orientação e encaminhamentos referentes ao Centro de Atendimento à Mulher (CRAM) e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a SEMAS ainda ofereceu vacinação gratuita contra febre amarela, hepatite B e tétano, das 8h às 12h.

No mesmo espaço, a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) levou a profissional Luanny Reis para ministrar uma oficina de automaquiagem e apresentar dicas de beleza. “Um batom, um rímel, coisas simples, básicas, do dia a dia, podem ajudar a realçar a beleza da mulher. Uma boa maquiagem é aquela que fica natural”, destacou.
Durante a ação, estiveram abertas as inscrições para cursos do Pronatec voluntário e para oficinas gratuitas oferecidas pela SEDEA. A programação se estendeu até o fim da manhã e acabou com música ao vivo no palco do Mercado.

Para a vice-prefeita do município, Iraci Gama, o intuito principal é que as ações e atividades desenvolvidas contribuam, em alguma medida, para melhorar a vida das mulheres alagoinhenses.

“O poder púbico tem a obrigação de trabalhar na direção da melhoria da vida das pessoas. Nós temos conversado muito com Joaquim o seguinte: ele tem buscado e tem conseguido, graças a Deus, recursos para fazer saneamento básico, pavimentação, para melhorar as praças. Tudo isso é muitíssimo importante, mas não teria valor se não fosse com a intenção de beneficiar as pessoas. A rua só é maravilhosa se as pessoas que moram nela se sentirem bem com aquilo.
É por isso que é importante ouvir a comunidade, para não pensar que a gente vai fazer um trabalho que, do nosso ponto de vista, é muito significativo e, para a comunidade, pode ser que não represente nada. Você veja que essas praças requalificadas estão fazendo uma verdadeira revolução, mas é justamente porque as pessoas estão felizes com elas. É com essa intenção que a gente está trazendo essas oficinas, sessões de debate, para as nossas mulheres: para que elas se sintam também melhores. É isso o importante: saber que a gente está contribuindo para que as pessoas se sintam atendidas, respeitadas, que é a nossa obrigação. Então, o verdadeiro objetivo dessas atividades em favor da mulher é dizer para elas que nós estamos atentos, preocupados, e queremos que cada uma delas fique cada vez melhor”, ressaltou a professora.

Iraci Gama destacou que a programação voltada à mulher continua, com atividades desenvolvidas durante o mês inteiro.

Neste sábado, fechando a primeira semana de março, o Mercado do Artesão recebe a apresentadora do Aratu Notícias (afiliada do SBT na Bahia), Lise Oliveira, para o painel “Mulher e Mídia”, às 8h. Em seguida, a Ouvidoria Municipal realiza atendimentos em estandes e o projeto Farmácia Verde, do Cangula, também fica disponível para atender no local. O encerramento deverá contar com música ao vivo no Mercado do Artesão, às 12h.

De acordo com a SEMAS, a programação de atividades para o restante do mês será divulgada na próxima semana.

Fonte: Secom-PMA

Deixe uma resposta