Processos trabalhistas na Bahia caem mais de 50% em janeiro

Publicidade 2
Foto: Divulgação

Três meses após a reforma trabalhista entrar em vigor, o número de processos trabalhistas na Bahia caiu mais de 50% em janeiro de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA).

De acordo com o órgão, no primeiro mês de 2017, 7.548 trabalhadores deram entrada no TRT-BA com processos. Já em janeiro deste ano, foram apenas 3.056 processos. A juíza auxiliar do TRT-BA, Dorotéia Azevedo, destaca que ainda é cedo para afirmar que a redução foi uma consequência das novas normas.

“Talvez seja prematuro atribuir isso à reforma. Agora, certamente, são dados importantes que chamam a atenção de todos. Talvez, tenhamos que aguardar um pouco mais para ver se esse processo de queda no número de ações continua ou não e, aí sim, averiguar de forma científica as causas dessa queda”, diz.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, já recebeu 18 ações de inconstitucionalidade contra a reforma trabalhista. Uma delas questiona a obrigação do trabalhador em ter que pagar as despesas do processo se ele perder a causa. Isso, segundo os especialistas, pode estar relacionado à redução do número de ações.

Deixe uma resposta