Primeiro curso de Medicina de Alagoinhas abre inscrições; saiba como se candidatar

Publicidade 2
Divulgação.

Já estão abertas as inscrições para o edital que vai selecionar a primeira turma do curso de Medicina em Alagoinhas, na Bahia. A Faculdade Estácio de Alagoinhas abriu vagas, e os candidatos têm de fazer a inscrição pelo site www.estacio.br/medicina até o dia 6 de março. A seleção dos estudantes será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos últimos 5 anos.

Uma das novidades que o curso traz para a cidade é o Laboratório de Simulação Realística, onde os estudantes terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para simular procedimentos médicos em simuladores da alta fidelidade (robôs), antes do contato com o paciente real. À disposição dos alunos também estará o laboratório de imagenologia. Nesse espaço serão feitas as análises de exames como tomografia, ressonância magnética, radiografia e outras. A Estácio ainda oferece laboratórios de técnicas cirúrgicas simuladas, de informática e uma biblioteca completa.

O novo curso de Medicina está em processo de autorização no âmbito do programa Mais Médicos, do governo federal. A Faculdade Estácio de Alagoinhas foi a Instituição de Ensino Superior (IES) selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro de 2016 para implantação do curso de Medicina no município de Alagoinhas/BA. No total, foram 39 instituições selecionadas em 11 Estados brasileiros para implantação da graduação e a oferta de 2.460 vagas em todo o país.

Medicina na prática

Um dos atrativos do curso é a possibilidade de lidar com o dia a dia da profissão. A partir de uma parceria entre a faculdade e a prefeitura, os estudantes podem frequentar a rede pública de saúde, como postos, maternidades e hospitais, e contribuir na assistência à população. Todo o trabalho é feito sob supervisão de preceptores médicos.

O curso de medicina de Alagoinhas tem duração de seis anos, com aulas teóricas e práticas em laboratórios e cenários externos e conta ainda com a oferta de vagas de residência médica na rede pública de saúde e hospitais da região. O processo de seleção lançado agora também prevê a concessão de sete bolsas integrais de estudo. O estudante beneficiado precisa ser nascido e residir em Alagoinhas/BA, atender os critérios estabelecidos no Prouni e obter a melhor nota do Enem entre todos os elegíveis ao benefício.

 

Fundada há 47 anos, a Estácio é um dos maiores e mais tradicionais grupos de ensino superior do país. Tem mais de 500 mil alunos matriculados e mais de 10 mil professores em 23 estados e no Distrito Federal. A Universidade Estácio, primeira IES do Grupo, sediada no município do Rio de Janeiro/RJ, oferece cursos presenciais e a distância de graduação, pós-graduação, cinco mestrados e três doutorados. Neste ano, além da Faculdade Estácio de Alagoinhas, na Bahia, a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e a Faculdade Estácio de Juazeiro, na Bahia, também terão novos cursos de Medicina.

Deixe uma resposta