Em audiência com o deputado Joseildo, secretário de Saúde garante equipar UPA de Esplanada

Publicidade 2
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no município de Esplanada ganhará novos equipamentos hospitalares. A doação foi garantida pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, durante reunião em seu gabinete na noite desta quinta-feira (15), o que possibilitará a abertura da unidade para funcionamento, melhorando as condições de atendimento de saúde para a população do próprio município, além de beneficiar os moradores de Entre Rios e Conde pela proximidade. Francisco da Cruz, prefeito de Esplanada, comemorou a notícia e agradeceu ao deputado Joseildo Ramos (PT) pelo apoio.
 
“A UPA vai beneficiar cerca de 120 mil pessoas porque também poderá atender aos turistas da Linha Verde. Quero agradecer a fundamental contribuição de Joseildo que articulou esta audiência com o secretário e os representantes dos municípios envolvidos e que está junto com a gente nessa luta que vai melhorar as condições de atendimento para tanta gente”, disse o prefeito. A reunião foi acompanhada também pelo deputado estadual Alex Lima (Podemos).
 
Em relação à manutenção da UPA, Vilas Boas sugeriu que seja feito um contrato de programa e rateio com o Consórcio Interfederativo de Saúde da região de Alagoinhas, em que o consórcio arcaria com a gestão da unidade e os prefeitos do três municípios envolvidos rateiem os custos com o Ministério da Saúde. A sugestão foi acatada e será colocada em prática o mais breve possível. “Agora vamos nos reunir para definirmos como ficará o rateio e partirmos para a parte burocrática a fim de agilizarmos o processo”, afirmou o prefeito de Entre Rios, Elísio Simões (PDT).
 
Na oportunidade, a assessora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Conde, Jacira Ramos, também solicitou equipamentos para o hospital do município. O secretário garantiu a doação de macas e berço aquecido, e para o hospital municipal de Entre Rios, ele se comprometeu em avaliar a solicitação de uma sala de estabilização (emenda do deputado Joseildo) e equipamentos para os centros cirúrgico e obstétrico.
 
Ainda durante a audiência, a provedora da Santa Casa de Esplanada, Gildete dos Santos, solicitou a ampliação das cotas para os serviços oferecidos pela instituição, uma vez que elas foram diminuídas em uma recente revisão dos contratos. Vilas Boas pediu uma requisição formal da demanda e afirmou que vai avaliá-la. 
 
Itajuípe 
Para finalizar com a apresentação das demandas, o deputado Joseildo também pediu agilidade na contratualização para a ampliação da compra de serviços, via SUS, do hospital da Associação Beneficente de Itajuípe. Imediatamente, o secretário contatou a profissional responsável pelo assunto e repassou a demanda, garantindo atendimento. 
Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta