Com articulação de Joseildo, SDR fortalecerá produção do abacaxi em Umburanas

Publicidade 2

O município de Umburanas, segundo maior produtor de abacaxi na Bahia, depois de Itaberaba, contará com o apoio estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Rural para enfrentar os desafios da cultura da fruta, desde o cultivo até a comercialização. 

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (05) com o Secretário Jerônimo Rodrigues, o Diretor Presidente da CAR, Wilson Dias, e o Coordenador Técnico do programa Bahia Produtiva, Guilherme Souza, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) e o presidente da COOPERBAHIA, Amilton Moura, apresentaram o atual cenário da produção na região que, embora conte com cerca de 600 hectares de área plantada, enfrenta graves problemas de comercialização, processamento e estocagem do produto.

Incialmente tratados pela Assessoria Especial do Governador Rui Costa, através de Osni Cardoso, os problemas dos agricultores familiares, ampla maioria dos cooperados, serão também minimizados por meio do estreitamento das relações entre a COOPERBAHIA e as organizações dos produtores e beneficiadores de abacaxi da região de Itaberaba.

A ação conjunta entre as entidades deverá fortalecer a cadeia produtiva, trazendo benefícios para os agricultores no aumento da renda e do trabalho em torno da atividade. Apenas em Umburanas, os produtores possuem escala para processar 10 toneladas da fruta por semana, e a parceria diminuirá seu desperdício.

Durante a reunião, o secretário Jerônimo apontou ainda a possibilidade de inscrição da entidade no edital Aliança Produtiva, que deverá ser aberto no dia 19 deste mês. Através do dispositivo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural poderá financiar, por meio do Estado, aquilo que faltar em equipamento, estrutura e assistência técnica para que a cooperativa consiga entregar sua produção para o mercado. “Nós temos recursos e temos interesse em ajudar. O que faltava era a forma e o edital é o melhor meio de celebrar esse casamento”, disse.

— 

Kamila Matos – Assessora de Comunicação

Deixe uma resposta