Secretaria realiza matrícula para contemplados no Sorteio Eletrônico da Educação Profissional

Publicidade 2
Começa nesta segunda-feira (5), e prossegue até quarta (7), a matrícula para os 13.048 estudantes que foram beneficiados com o Sorteio Eletrônico da Educação Profissional, realizado na sexta-feira (2), na Secretaria da Educação do Estado, em Salvador.
Os candidatos contemplados devem se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional (CETEP) ou às unidades escolares para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentados os originais e as cópias dos seguintes documentos: CPF, Histórico Escolar, Carteira de Identidade e comprovante de residência. O início das aulas será no dia 19 de fevereiro.
 
Os estudantes que farão os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo CETEP em Música, em Salvador, passam por um teste de habilidade específica.
O teste, de caráter eliminatório, é aplicado no próprio centro ou escola, durante o período de matrícula. Os estudantes devem levar com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivam a matricula imediatamente.
 
Os candidatos contemplados são jovens e trabalhadores que já concluíram o Ensino Médio e que querem voltar a estudar. As vagas são para 50 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos, oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e em seus anexos, em 109 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade.
Os cursos são de diferentes áreas do conhecimento, como Ambiente e Saúde; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Técnico em Enfermagem; e Técnico em Nutrição e Dietética, que oportunizam a formação para os jovens e trabalhadores em toda a Bahia
 

>> Veja aqui os contemplados por município

 
As vagas dis­po­ni­bi­li­zadas foram dis­tri­buídas de forma igua­li­tária para as duas op­ções de acesso. Sendo assim, 50% das vagas foram sor­te­adas para os es­tu­dantes que op­taram por uti­lizar a nota do úl­timo Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM) e 50% para os can­di­datos que se ins­cre­veram para con­correr ao sor­teio ele­trô­nico ale­a­tório.
Serão consideradas as médias finais das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na 3ª série do Ensino Médio caso o candidato tenha informado, no formulário da inscrição.
 
Novas vagas – No meio do ano, haverá uma nova oferta para cursos na área de Agropecuária e Agroecologia, em regime de alternância, para melhor atender os moradores da região rural. “Também estamos trabalhando para ofertar Educação Profissional com Intermediação Tecnológica, além de cursos Pronatec de formação integral. Ao todo serão 108 mil vagas oferecidas neste ano”, ressaltou o su­pe­rin­ten­dente da Edu­cação Pro­fis­si­onal e Tec­no­ló­gica do Estado, Durval Li­bânio Netto.
Com Ascom

Deixe uma resposta