Mais de 460 mil títulos serão cancelados em Salvador

Publicidade 2

Uma atualização dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que mais de 77% do eleitorado de Salvador realizou o recadastramento biométrico. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2).

A biometria em Salvador e mais 50 cidades baianas foi finalizada na última quarta-feira (31). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), até o momento, mais de 467 mil títulos de eleitores de Salvador serão cancelados. A capital baiana tem 2,03 milhões de eleitores.

Os procedimentos para regularização do documento serão publicados pelo TRE baiano após a homologação do processo, previsto para ocorrer ainda este mês de fevereiro. Até o próximo dia 28 de fevereiro, os 19 cartórios de Salvador farão apenas emissões das certidões de quitação eleitoral e circunstanciada.

A determinação é da Portaria Nº 33 do TRE-BA, publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) do último dia 23 de janeiro. Apenas a partir de 1º de março, cartórios e postos da capital voltarão a oferecer serviços básicos da Justiça Eleitoral, a exemplo do alistamento eleitoral (emissão de primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, atualização dos dados e etc.

Já para as zonas eleitorais do interior, o normativo abre a possibilidade da oferta dos serviços básicos em período anterior à 1º de março, o que deve ser decidido pelo respectivo juiz eleitoral. Para isso, no entanto, deve ser garantido o cumprimento dos prazos processuais relativos à biometria.

Com BN

Deixe uma resposta