A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (2), no auditório da instituição, o sorteio eletrônico para mais de 13 mil vagas da Educação Profissional subsequente ao Ensino Médio (Prosub). A ação contou com a presença do subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio Mello e do representante do Ministério Público da Bahia, José Vicente Lima.
 
As vagas disponibilizadas foram distribuídas de forma igualitária para as duas opções de acesso. Sendo assim, 50% das vagas foram sorteadas para os estudantes que optaram por utilizar a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e 50% para os candidatos que se inscreveram para concorrer ao sorteio eletrônico aleatório.
 

>> Veja aqui os contemplados por município

 
O superintendente Durval Libânio Mello ressaltou a importância do sorteio. “É essencial pelo falto de termos uma ideia muito clara de como o Estado demanda por cursos no Estado da Bahia e, também, destacamos o alto número de inscritos, em torno de 51 mil. Isso demonstra o quanto a nossa juventude que, após concluir o Ensino Médio, concorre a vagas dos cursos chamados subsequentes ao médio, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio”, destaca.
 
O subsecretário Nildon Pitombo ressaltou que estes cursos fazem parte da estratégia da Secretaria da Educação de diversificar a oferta na rede estadual. “Esta é uma determinação do secretário Walter Pinheiro, de integrar cada vez mais a Educação Básica com a Educação Profissional. Além disso, estes cursos foram otimizados para que o estudante adentre com mais agilidade ao mundo do trabalho”, disse.
 
Elismare Amaral dos Santos, 35, foi contemplada com uma vaga para o curso técnico em Administração, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador. “Estou muito feliz com esta conquista, porque terminei o ensino médio no ano 2000 e agora vou poder voltar a estudar para ingressar no mundo do trabalho em uma área que eu gosto muito”, diz, entusiasmada.
Quem também está comemorando é Kelly Stephanie dos Santos, 22. “Sempre quis fazer um curso técnico em Nutrição e Dietética e hoje eu fui contemplada com esta vaga. Já estou na expectativa para o início das aulas”, afirma
Secom – BA
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. OLÁ, BOM DIA. TENHO UMA DUVIDA E GOSTARIA MUITO QUE VOCÊS ME AJUDASSE. FUI PARA RESERVA, NA COLOCAÇÃO 104. OS CANDIDATOS QUE FORAM PARA RESERVA TEM ALGUMA CHANCE DE CURSAR O CURSO?

  2. Olá, pra minha cidade só saiu o resultado para Técnico em Administração, os demais não foram sorteados??

  3. Bom dia Maria do Carmo!
    os candidatos que foram para reserva tem chances sim. Ano passado minha filha ficou na colocação 64 e meu filho na 126 , ambos foram convocados. Fique atenta às chamadas.

  4. Boa tarde. fiquei na reserva para o curso técnico em administração na colocação 200. Qual a média de tempo para a chamada nessa colocação?

  5. OLÁ MARIA DO CARMO, BOA NOITE, EU FIQUEI NA RESERVA PARA O CURSO DE TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO, E FUI CHAMADA ONTEM A TARDE, E HJ PELA MANHÃ JÁ ASSISTIR MINHA PRIMEIRA AULA. FIQUE ATENTA, QUE ELES LIGAM CONVOCANDO SIM!! BOA SORTE.

  6. Boa noite, eu fiquei na reserva 177, sera que ainda tenho chance de ser chamada esse ano?

  7. Boa noite, fiz minha inscrição para o curso tec. de infermagem meu número de inscrição foi 2019715293, mas fui conferir os contemplados e reserva e a numeração não bate. O que facf!!?

Deixe uma resposta