Rodrigo Matos se despede do cargo de secretário da saúde destacando ações

Publicidade 2
Rodrigo Matos se despede do cargo de secretário da saúde destacando ações
Rodrigo Matos se despede do cargo de secretário da saúde destacando ações

Desde muito cedo, Alagoinhas apresentava-se como uma cidade de muita relevância em minha vida. Não só porque aqui nasceu minha amada mãe, mas porque o município também fez parte de minha formação médica, pois foi em Alagoinhas que realizei o meu internato em medicina social, tendo já morado aqui por alguns meses quando mais jovem.

Quando fui convidado para fazer a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, fiquei radiante em poder voltar à cidade e utilizar a minha força de trabalho com intúito de construir um sistema de saúde mais justo e de maior alcance para os alagoinhenses. E foi com esse objetivo que trabalhei, desde minha nomeação, dia e noite na secretaria para a elevação dos índices sociais e de bem estar da cidade.

Agradeço publicamente a confiança e amizade do prefeito Joaquim Neto, umas das pessoas mais generosas que conheço, que me oportunizou gerir a SESAU com autonomia, possibilitando por meio de seu apoio conquistas importantes para saúde pública de Alagoinhas. Dentre todos esses ganhos, podemos ressaltar o “Mais Saúde nas Comunidades”, o “Hora H”, o “Momento M”, a implantação dos serviços de Endoscopia digestiva alta e Vasectomia, a inauguração do Centro Especializado de Cuidados em Anemia Falciforme, a inauguração do Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso, a pediatria nos distritos, a ampliação dos atendimentos na policlínica Municipal com diversas novas especialidades (neurologia, endocrinologia, gastroenterologia etc.), recomposição das equipes das unidades básicas, implantação do projeto de distribuição de fraldas, cirurgia de catarata, além da ampliação dos serviços de laboratório, fisioterapia e mamografia. Enfim, em apenas um ano, foram diversas ações realizadas que impactaram positivamente na vida de milhares de indivíduos de uma comunidade que tanto me identifiquei.

Deixamos aprovados ou em andamento projetos importantes em vias de implantação como: consultório de rua, construção do novo laboratório municipal, reformas dos PSFs de Narandiba e Jardim Petrolar, CAPS AD, Casa de Parto Natural, reforma da Vigilância Sanitária, finalização das academias de saúde (Santa Terezinha e Jardim Petrolar), Residência Médica em Medicina da Família, ampliação de 7 equipes de saúde da família para 2018, implantação de duas unidades básicas de saúde no centro da cidade para atendimento às comunidades de áreas descobertas das zonas rural e urbana, dentre outros projetos não menos importantes. E ainda temos as UPAs, que em pouco tempo, serão uma realidade e estarão em pleno funcionamento. As obras da UPA de Santa Terezinha estão em ritmo bastante acelerado!

Tive a oportunidade de aprender muito nesse período. O Conselho de Saúde de Alagoinhas foi um grande professor que corroborou com a minha convicção de que a gestão só é efetiva quando participativa e com controle social. Não há dúvidas de que Alagoinhas é uma terra encantadora, muito viva culturalmente e sabedora que direitos sociais não são favores e nem podem ser negociáveis.

Agradeço aos vereadores que contribuíram com a gestão da saúde, seja por meio de sugestões, solicitações ou de críticas. Estou certo que a Câmara Municipal de Vereadores de Alagoinhas tem excelentes edis e que, com sua rica diversidade, contribuirá muito para o desenvolvimento sustentável de Alagoinhas.

Aos Servidores da Saúde, meu agradecimento especial. Levarei como exemplo do empenho de todos. O desempenho no enfrentamento à febre amarela. Mesmo sendo um dos primeiros municípios baianos afetados pela epizootia e com uma rede encontrada esfacelada, todos deram as mãos e supriram as deficiências do sistema com muito trabalho e suor. O resultado não poderia ser diferente do enorme sucesso que obtivemos, sem casos registrados de febre amarela em humanos e com um grande esquema de vacinação bem coordenado, efetivo e reconhecido.

A imprensa também merece meu respeito e reconhecimento, pois é atuante e desempenha papel relevante nas cobranças ao poder público, sempre alertando aos gestores pontos que podem ser melhorados e que demandam maior atenção.

Por fim, coloco-me a disposição de meu prefeito Joaquim Neto, e de toda a comunidade Alagoinhense, que me acolheu e me oportunizou essa vivência tão rica e produtiva. O encerramento desse ciclo não distanciará o meu coração de Alagoinhas, pois as minhas raízes foram aqui solidamente fincadas, com base no trabalho e no amor.

 

Rodrigo Matos

Secretário Municipal de Saúde

 

Deixe uma resposta