Prefeitura de Alagoinhas inaugura centro especializado de cuidados em anemia falciforme

Publicidade 2
Prefeitura de Alagoinhas inaugura centro especializado de cuidados em anemia falciforme
Prefeitura de Alagoinhas inaugura centro especializado de cuidados em anemia falciforme

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), inaugurou, na manhã desta segunda-feira (18), o Centro Especializado de Cuidados em Anemia Falciforme (CECAF) de Alagoinhas.

O evento foi marcado pela presença maciça de portadores de anemia falciforme da região, juntamente com representantes da Associação Alagoinhense de Pessoas com Doença Falciforme. A associação aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagearam a gestão, fixando uma faixa na porta do novo serviço agradecendo à Prefeitura e à Secretaria de Saúde pela implantação do CECAF.

O Secretário de Saúde, Rodrigo Matos, informou que o novo equipamento de saúde tem capacidade de atender a todos os pacientes falcêmicos do município e que um cadastro desses pacientes será realizado imediatamente. “Estamos felizes em inaugurar mais um importante serviço de saúde em Alagoinhas, preenchendo uma lacuna existente no serviço público municipal. Enquanto assistimos alguns municípios fechando portas de serviços de saúde, nosso município inaugura esse relevante Centro Especializado para a população Alagoinhense. Isso é fruto de uma gestão austera que foca em um bom planejamento, com estabelecimento e cumprimento de metas bem definidas”, destacou Matos.

Representando o poder legislativo, estiveram presentes os vereadores Jorge da Farinha, Luciano Almeida e Ozeas Menezes, que ressaltaram a importância do novo serviço  para o Sistema Único de Saúde em Alagoinhas. Marcaram presença também representantes do Conselho Municipal de Saúde, o ex-presidente do conselho Roque Costa, além de servidores públicos municipais, em especial os da saúde.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que acomete principalmente à população negra.

Embora não exista uma cura específica para a anemia falciforme, os portadores precisam de acompanhamento constante. Ela é caracterizada pela alteração no formato das hemácias, que têm a capacidade de transportar oxigênio reduzida, gerando sintomas como dor generalizada, fraqueza, palidez e apatia.

O Centro Especializado de Cuidados em Anemia Falciforme (CECAF) é localizado na Rua Mario Laerte, n° 193, no centro da cidade. Para ter acesso ao serviço, o paciente tem de ser morador de Alagoinhas e ter o diagnóstico de Anemia Falciforme. Com informações da Secom-PMA

Deixe uma resposta