Cidades ENTRE RIOS

Estudantes da rede pública de Entre Rios conhecem as atribuições da Corte de Contas baiana

A corrupção é um câncer que precisa de quimioterapia para ser debelada. E a cura para essa enfermidade se dá por meio da fiscalização. E a escola é o laboratório ideal para essa ebulição de consciência. A reflexão é do presidente do colegiado, Lauro Reinaldo Menezes Matos, estudante do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Duque de Caxias, do município de Entre Rios, que participou da palestra da Ouvidoria vai à Escola.

Mais de 150 alunos do ensino médio da unidade escolar debateram sobre cidadania, administração pública e transparência, e discutiram ainda sobre os problemas vivenciados no dia a dia da escola. Neste contexto, o ouvidor teve espaço para explicar à comunidade estudantil as suas atribuições e competências, mostrando como os cidadãos podem auxiliar o TCE na fiscalização dos recursos públicos administrados pelos gestores.

Figueiredo falou aos estudantes e professores sobre a necessidade de uma ação organizada a fim de exercer o controle social. Em seguida, os alunos assistiram ao vídeo institucional do TCE e à apresentação do ouvidor Paulo Figueiredo sobre o papel da Ouvidoria para o fortalecimento da cidadania e do controle social.

“Não adianta reclamar e cruzar os braços. É preciso cobrar dos nossos gestores. Vou seguir a instituição nas redes sociais e utilizar os canais de comunicação para registrar minhas denúncias. Temos um posto de saúde que até hoje não concluíram a obra. Desconfio até que retiraram a placa. Vamos ficar de olho em cada obra da nossa cidade”, afirmou Ingrid dos Santos Santos, estudante do 3° ano do ensino médio.

Na oportunidade, foram distribuídos produtos de comunicação e o ouvidor divulgou ainda o canal do WhatsApp (71) 99902-0166 da instituição e o telefone 0800 2843115, com o objetivo de facilitar e estreitar o diálogo entre a sociedade e o Tribunal.

A Ouvidoria vai à Escola segue para o município de Araças.

Fonte: TCE | Foto: Divulgação

Ultimas Notícias

  • 4
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *