ACONTECE Notícias de Alagoinhas

Novembro Azul: SESAU desenvolve campanha de prevenção e cuidado à saúde do homem em todas as unidades do município

Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) tem realizado atividades para alertar sobre cuidados preventivos em relação ao câncer de próstata e salientar a importância da atenção à saúde do homem.

Além das palestras e debates, estão sendo oferecidas mais de mil vagas para a coleta do antígeno prostático específico total (PSA), usado no diagnóstico da doença. A Secretaria informou que firmou convênio com dois laboratórios e que qualquer homem interessado com idade entre 50 e 70 anos pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou a Policlínica para agendar consulta com o médico e ter solicitado o exame para rastreamento da doença.

No Brasil, o câncer de próstata mata um homem a cada meia hora e é a doença mais comum entre homens que já passaram dos 50 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, um dos principais fatores de risco é a hereditariedade.

No mês de campanha, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde, tem trabalhado para fortalecer as orientações, desmistificar o tabu do exame e destacar a importância da prevenção, já que, segundo estudos, as chances de cura para a doença detectada precocemente são superiores a 80%.

Para fechar a grade da programação que teve como destaque o câncer de próstata, a SESAU deve realizar, no dia 30, a partir das 18h, a ação “Hora H”, com uma série de atividades educativas, coletas de PSA e atendimentos na Policlínica. Qualquer interessado pode participar. Secom – PMA

 

Ultimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *