Notícias de Alagoinhas

Artesãos de toda Bahia expuseram trabalhos na 20ª Expo Alagoinhas

Artesãos de diferentes partes da Bahia expuseram os seus trabalhos durante os seis dias de Expo Alagoinhas. Chapada Diamantina, Recôncavo, Baixo e Centro Sul foram algumas das cidades representadas na Expo, através da parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) com a Associação de Expositores da Bahia.

Roupas e acessórios de algodão in natura, peças decorativas de fibras naturais, esculturas e utilitários de barro, artigos de madeira, além de licores e cachaças artesanais, foram alguns dos produtos vendidos para o público da Expo.

Oleiro de Maragogipinho, Jucival Araújo, mais conhecido como ‘Duti’, trouxe esculturas de burrinhos, janeleiras, figuras de jardim, cofrinhos de porco, além de vasos para plantas e filtros de água. “Isso aí eu faço desde que me entendo por gente. Pegava o barro nas fazendas com meu pai e ia pra olaria, aprender a fazer argila e a esculpir”, conta Duti. “Em Maragogipinho tem mais de 200 olarias, é o maior centro cerâmico da América Latina”, orgulha-se. Hoje ele vende suas criações por toda Bahia. “Já tive clientes de Alagoinhas, por isso quis vir expor aqui”.

A tradição familiar também é o motivador do casal de noivos Djennypher Máximo e Jairo Bastos. Vindos de Paramirim, Chapada Diamantina, trouxeram para a Expo as cachaças prata e ouro que o pai da vendedora, Edvaldo Antônio, produz no alambique da família. “Temos a cachaça tradicional e a envelhecida em barris de carvalho. Vendemos garrafas de vários tamanhos, para consumo próprio e para presente”, explica Djennypher. Já a mãe dela, Adalgisa, fez as rapaduras tradicionais e saborizadas que o casal apresentou e vendeu no estande.

Na barraca ao lado do casal, Vera Lúcia Almeida vendeu licores de sabores variados, além de doces típicos como bala de jenipapo e doce de goiaba, acompanhados de suco de laranja feito na hora. “Tudo que está exposto aqui foi eu que fiz, menos a laranja, que é o pé que dá”, brincou. Segundo a cozinheira, a vinda da associação para a Expo Alagoinhas foi um convite do secretário Geraldo Almeida. “Agradeço muito ao secretário pelo convite. Ele viu nosso trabalho na Expo Feira e na mesma hora nos chamou para vir pra cá”.

Ultimas Notícias