Hospital Regional Dantas Bião Abre Processo Seletivo Para Cadastro de Reserva
ACONTECE Destaque Notícias de Alagoinhas

Médicos ameaçam entrar em greve no Hospital Dantas Bião por atraso de salário

Hospital Regional Dantas Bião Abre Processo Seletivo Para Cadastro de Reserva

Os médicos do Hospital Dantas Bião, reclamam de atraso de salário e ameaçam parar as atividades. Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed), Francisco Magalhães, a categoria está a mais de quatro meses sem receber. O Dantas Bião é regional, 100% SUS e desde 2015 é administrado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH). 

Ainda em outubro, o sindicato enviou um ofício à Sesab, ao qual o BNews teve acesso, informando a situação em que se encontra a unidade.  “Considerando os reiterados atrasos de salários os médicos do Hospital Dantas Bião, decidiram iniciar uma paralisação por tempo indeterminado a partir 48h desta notificação. Ressalte-se que o problema em tela é recorrente, tendo sido realizado diversas paralisações nos últimos anos, quando o gestor se comprometia a regularizar os pagamentos, o que não se efetivou. Por oportuno, solicito uma reunião, em caráter de urgência com representantes da SESAB e IBDAH para tratarmos do tema”, diz um trecho do ofício. 

Ao BNews, o presidente do Sindmed explicou que cerca de 100 médicos atendem na rede e estão nessa situação. “Alguns receberam junho, outros estão com os meses de junho, julho, agosto e setembro em atraso. Todos são PJ (Pessoa Jurídica). Houve uma promessa do diretor do hospital de pagar hoje, não entrou o dinheiro. Os colegas estão discutindo para ver quando vai ter a paralisação caso não receba o salário. O pessoal está mobilizado”, disse.

Ainda conforme Magalhães, houve a eminência de greve, porém os médicos recuaram após a promessa da direção da unidade. “Já encaminhamos a Sesab para cobrar da empresa. Os médicos têm uma programação de paralisação e só atender os casos de risco de vida”, afirmou.  Como a rede é terceirizada, a secretaria de Saúde do Estado repassa a verba para o Instituto que, por sua vez, repassa para aos profissionais. 

Além da regularização dos salários, os médicos reclamam ainda de condições de trabalho. “As condições de trabalho são precárias. Os médicos têm cobrado. Falta material, antibiótico, o hospital atende toda a região e o médico fica em uma exposição grande com a falta de material”, pontuou Magalhães. 

O Dantas Bião tem o perfil de média e alta complexidade e conta com atendimento de urgência e emergência em regime de 24h, nas especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, contando também com atendimento ambulatorial, prestando assim, serviços de saúde para uma região estimada em mais 500 mil habitantes. 

Ao BNews, a assessoria de imprensa do IBDAH, que administra o hospital, negou que exista ameaça de greve e ressaltou que o funcionamento está normal. “Não foi sinalizado nenhuma ameaça de greve”, disse.

*Com Bocão News

Ultimas Notícias