ACONTECE Notícias de Alagoinhas Política

Estudantes participam de encontro territorial de líderes de classe em Alagoinhas

A Câmara Municipal de Alagoinhas abriu espaço, nesta quarta-feira (1º) para a liderança de estudantes que participam do Encontro Territorial de Líderes de Classe, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. 

Eleitos para representar os colegas junto à gestão escolar, os líderes de classe abordam, por meio de palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, a importância desta atuação na escola, na perspectiva de contribuir para a melhoria da Educação. 

Além disso, a ação objetiva ampliar as discussões sobre formas de liderança, proporcionar trocas de experiências entre os estudantes e a construção de projetos e ações para uma cultura de participação e atuação nas unidades escolares. A atividade tem como tema “Juventudes que transformam: resistência e ancestralidade”. 

Para a coordenadora de Juventudes, da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, a inciativa contribui para o empoderamento e para o protagonismo estudantil. “Esta ação busca o fomento do empoderamento estudantil e a promoção do diálogo entre as diferentes escolas de um mesmo Território.

Além de se constituir como um momento formativo que visa subsidiar as práticas desses estudantes e seus planos de ação. Os encontros proporcionam o fortalecimento da atuação desses líderes eleitos e favorecem o intercâmbio de saberes e práticas”, afirma, ao acrescentar que o Encontro Territorial de Líderes de Classe também está sendo realizado, nesta quarta-feira, em Santa Maria da Vitória, com as escolas da área do NTE 23.

Durante os encontros, será debatida a temática das relações Etnicoraciais, reforçando o compromisso da Secretaria com o efetivo cumprimento das Leis nº 10.639 e 11.765, que estabelece à temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensinos Fundamental e Médio, obrigatoriamente.

Fotos: Divulgação

 ASCOM – Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Ultimas Notícias