Notícias de Alagoinhas

Alagoinhas – Momento M realiza mais de 800 atendimentos na primeira edição

SESAU divulga quantitativo de atendimentos do primeiro Momento M

Momento M

Mais de 800. Este foi o número de procedimentos realizados na última quinta-feira (26), durante a primeira edição do Momento M. Programa municipal desenvolvido pela Secretaria de Saúde (SESAU) voltado para a saúde da mulher, o Momento M foi lançado neste mês de outubro como parte da programação da Prefeitura Municipal de Alagoinhas em prol do Outubro Rosa.

O atendimento, que beneficiou especialmente as mulheres de áreas descobertas da rede municipal de saúde, contou com especialidades como ginecologia, nutrição, endocrinologia, além da realização de exames, a exemplo da triagem para mamografia, realizado pela primeira vez no município.

“Quanto mais cedo forem rastreadas doenças como o Câncer de Mama e o Câncer de Colo do Útero maior a chance de recuperação, a chance de cura. Quando já há casos da doença na família, essa vigilância deva ser dobrada”, destacou o Prefeito Joaquim Neto, que acompanhou de perto a realização dos atendimentos.

Entre as mais de 230 pacientes que passaram pela triagem de mamografia estava Luciana Silva, 44 anos. Com caso de Câncer de Mama na família, ela pôs fim à espera de três anos para realização do exame. “Minha irmã tinha 34 anos quando morreu de Câncer de Mama. Tem três anos que eu tento marcar a mamografia e não consigo de jeito nenhum vaga pelo SUS. Graças a Deus que doutor Joaquim entrou, abriu as portas, e eu já vou realizar esse exame”, comemorou.

Segundo o secretário de saúde, Rodrigo Matos, a alta procura pela exame mostra a carência de mamografia que existia no município. “Um município como o de Alagoinhas, de quase 200 mil habitantes precisava pedir favor ao estado pra trazer uma carreta para fazer mamografia. A saúde em Alagoinhas agora está sendo tratada de forma séria, colocando as prioridades onde elas devem estar”, declarou Matos.

Ultimas Notícias