Joseildo solicita funcionamento 24h da DEAM
Notícias de Alagoinhas Política

Joseildo solicita funcionamento 24h da DEAM e ampliação do Corpo de Bombeiros

Joseildo solicita funcionamento 24h da DEAM
Joseildo solicita funcionamento 24h da DEAM
Com o objetivo de melhorar a segurança pública de Alagoinhas, Rio Real e região, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) esteve, nesta quarta-feira (25), com o secretário Maurício Barbosa e solicitou que a Delegacia da Mulher de Alagoinhas (Deam) funcione 24 horas; e que seja feito o desmembramento do Corpo de Bombeiros do município, hoje subordinado ao 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Feira de Santana. Em atendimento às necessidades de Rio Real, Joseildo ainda solicitou uma melhor estrutura para a Área Integrada de Segurança Pública localizada no município.
Também participaram do encontro o vereador de Alagoinhas Thor de Ninha e Ednajara Lima, membro do Conselho de Defesa do Direito da Mulher da cidade. Thor explicou para Barbosa que grande parte das ocorrências em Alagoinhas acontece à noite e nos finais de semana, enquanto a Deam está fechada. “Além deste dado, temos recebido reclamações em relação às abordagens das vítimas, o que tem gerado constrangimento para algumas delas. Então, pedimos a extensão do horário de funcionamento da Deam e uma capacitação para o quadro de funcionários”, disse.
O secretário concordou com a necessidade de um melhor tratamento com as vítimas na Deam e argumentou que tem dificuldade em aumentar o efetivo para ampliar o funcionamento, mas se comprometeu em buscar alternativas para atender a demanda. “O que podemos providenciar nesse primeiro momento é a capacitação do efetivo para melhorar as abordagens e tratamento dos casos. Além disso, vamos estudar a possibilidade de levar um núcleo de atendimento para a unidade nos finais de semana, enquanto não temos condições de aumentar o efetivo”, afirmou. Ele ainda lembrou que o governador autorizou a abertura de um novo concurso para a Polícia Civil: “Com isso, podemos vislumbrar o funcionamento das Deams em todos os finais de semana”, garantiu. 
Sobre o desmembramento do Corpo de Bombeiros de Alagoinhas, hoje subordinado ao 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Feira de Santana, uma demanda antiga da instituição, Barbosa afirmou que já há encaminhamento. Logo após a audiência, em conversa com o deputado Joseildo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Telles, afirmou que o desmembramento está confirmado e será realizado no início do próximo ano. O deputado comemorou a notícia e lembrou que este acontecimento trará mais autonomia à corporação. “Ano passado, por meio de uma articulação de meu mandato, conseguimos a transferência da corporação para o prédio do antigo Derba, mas agora estamos conseguindo uma autonomia que proporcionará maior eficiência no trabalho diário dos bombeiros”, disse. 
 
Rio Real 
Em relação à demanda para melhorar a estrutura da Área Integrada de Segurança Pública (Aisp 48) de Rio Real, o secretário abraçou a causa: “A companhia incorporou o atendimento a outros municípios, são 11 no total, e realmente a estrutura atual não comporta. Vamos estudar o que podemos melhorar em termos de estrutura física ou, até mesmo, verificar a transferência para outro imóvel, enquanto não fazemos as obras”, afirmou.

Deputado Estadual Joseildo Ramos (PT)

Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na ALBA

Ultimas Notícias

  • 11
    Shares