Encontro de grupos de samba de roda e mostra de Pontos de Cultura marca reta final da Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano

Publicidade 2

A sexta edição Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano, que está acontecendo no Centro de Cultura de Alagoinhas, desde a última quinta-feira (12), receberá no próximo domingo (22), às 10h, a Mostra dos Pontos de Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano e o Encontro dos Grupos de Samba de Roda de Alagoinhas, que marcam o encerramento da programação. Dentre os grupos que participam das atividades estão a Associação Abrupe Cultural de Pedrão, a Associação Euterpe Alagoinhense, a Banda Marcial Cultural Estudantil de Aramari e os grupos de Samba de Roda de Catuzinho, Oiteiro e Estevão. O espetáculo Arraial dos Ventos encerra a programação às 17h.  

No sábado (21), o Centro de Cultura recebe a partir das 16h a Virada Cultural, que reunirá grupos de Rap, Hip Hop, Rock, Reggae e Música Eletrônica. Entre as atrações confirmadas estão o MC Osmar, Dj George Hiran e a banda Vandal. A atividade é gratuita e a classificação é livre. Já nesta sexta-feira (20), será a vez do Sarau do Boi Encantado, projeto coordenado pelo poeta João Lopes e que trará ao espaço cultural, poetas, poetisas e músicos da cidade e região. O Sarau começa às 20h e a entrada é gratuita.

Em parceria a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Conselho Municipal de Política Cultural de Alagoinhas e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, a Semana marca um encontro com diversos artistas e grupos do território na busca de um intercâmbio cultural. A primeira edição do projeto denominou-se Semana de Arte de Alagoinhas e Região, e foi realizada em 2010, através da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), desenvolvendo uma programação centrada em atrações apresentadas por grupos de Alagoinhas, Pojuca e Salvador. Em 2011, a proposta abrangeu um número maior de municípios do Território e suas linguagens artístico-culturais. Com isso, passou a ser denominada ‘Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano’. Neste período, já ocorreram outras cinco edições, sempre com o objetivo de democratizar o acesso ao espaço público cultural, atuar na formação de platéia, dinamizar o cenário artístico-cultural do território, além de desenvolver e dar visibilidade aos artistas e as artes locais e da região.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Foto: Adriano Machado 

Deixe uma resposta