Notícias de Alagoinhas Últimas notícias

Alagoinhas sediou encontro territorial do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa

Alagoinhas sediou nesta quarta-feira (18) o quarto encontro territorial do Instituto Chapa de Educação e Pesquisa (ICEP), com a presença de diretores pedagógicos de seis municípios da região. Parceiro da Secretaria de Educação (SEDUC) na elaboração de um diagnóstico das habilidades de escrita, leitura e produção textual dos alunos da rede municipal, o instituto promoveu o encontro pra discutir .

Estiveram presentes os representantes das secretarias de educação de Irará, Conde, Entre Rios, Ouriçangas, Esplanada e Itanagra. A apresentação dos planos de trabalho foi realizada pela diretora pedagógica do ICEP no território, Ana Falcão. Coordenadoras da SEDUC e a diretora pedagógica Keite Lima participaram do momento.

“A parceria entre ICEP e Prefeitura foi firmada em maio deste ano. Por isso, durante o segundo semestre de 2017, estamos na fase de diagnóstico da atual situação do ensino no município. A partir de 2018, terão início as capacitações com os professores”, explicou Keite Lima.

Nas últimas segunda e terça-feira (16 e 17), o ICEP e a SEDUC aplicaram a prova de Diagnóstico de Leitura, Escrita e Produção Textual, com alunos do 1º ao 5º Ano, da rede municipal. O objetivo da avaliação é reunir dados para o replanejamento das ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, promovendo melhorias na aprendizagem e índices de avaliações externas como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Prova Brasil.

São os resultados do diagnóstico que servirão como base para o desenvolvimento dos projetos de formação continuada dos profissionais da área de educação, como forma de melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.

Sobre o Instituto Chapada
O ICEP é uma premiada organização da sociedade civil de interesse público, que já atua em mais de 40 municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia, e tem como foco de atuação a aplicação da formação continuada de educadores como forma de melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. O instituto também trabalha com a mobilização social de territórios colaborativos.

Dados do ICEP apontam que dentre os municípios baianos com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEP), principal indicador de qualidade de ensino levantado pelo INEP, cidades parceiras do Instituto Chapada alcançaram posições de destaque, como o caso de Novo Horizonte, Ibitiara e Iraquara.

Ultimas Notícias