Destaque Notícias de Alagoinhas

Prefeito Joaquim Neto participa do Dia Cultural das Raízes Quilombolas do Oiteiro

O prefeito Joaquim Neto e a vice prefeita Iraci Gama, participaram neste domingo (15), do Dia Cultural das Raízes Quilombolas do Oiteiro, evento beneficente promovido pela Associação de Moradores da comunidade do Oiteiro, na Zona Rural de Alagoinhas. O encontro, que teve por objetivo arrecadar fundos para a requalificação da igreja da comunidade, contou com apresentações artísticas como rodas de samba, feira de artesanato e gastronomia.

A Prefeitura de Alagoinhas, tem promovido ações para valorizar a cultura das comunidades quilombolas, a exemplo do curso de violão para a comunidade do Oiteiro, que tem por projeto tem o objetivo de promover o resgate cultural e salvaguarda do samba de roda, promovidas através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
“Estou muito feliz por estar aqui hoje, sobretudo por ser tão bem recebido, por essa comunidade que é tão importante para o nosso município, por isso temos um grande empenho em promover ações de valorização dessa população e de sua cultura”, explicou o prefeito Joaquim Neto.

A vice prefeita Iraci Gama que à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo tem buscado dialogar e pensar ações de fortalecimento da cultura Quilombola falou da importância da participação da Prefeitura.

“Nos comprometemos em fazer um trabalho conjunto e desde o início da gestão começamos a pensar no que fazer para corresponder a essa expectativa da comunidade”, explicou a professora Iraci. “A nossa participação hoje é de prestigiar e dar prosseguimento a um trabalho que envolve várias secretarias, principalmente a SECET, SEMAS e SEDUC. Queremos resgatar, valorizar e salvaguardar a cultura quilombola, que é parte importante da cultura de nossa terra”. (Secom – PMA)

Ultimas Notícias