Cidades Política

UPB Capacita realiza treinamento em Cícero Dantas para aprimoramento da gestão

“Estar prefeito hoje no Brasil, em cidades de pequeno e médio porte é remar contra a maré num mar revolto”. Com esse desabafo sobre a responsabilidade e os desafios impostos à gestão municipal, o vice-presidente da UPB, Antônio Silva Neto, prefeito de Araci, abriu os trabalhos do UPB Capacita, que acontece nesta quarta e quinta-feira (4 e 5/10), em Cícero Dantas, no nordeste baiano. O treinamento pretende aprimorar o conhecimento de gestores e técnicos municipais sobre a reforma do código tributário, convênios federais, recuperação de crédito, controle interno e demais assuntos relevantes da administração.

Para Silva Neto, a gestão é uma construção coletiva e o prefeito precisa ter a confiança de que seus técnicos agirão de acordo com a lei e empreendendo na administração. “Existem os procedimentos administrativos e legais pelos quais nos responsabilizamos e aí que vem a importância da capacitação, porque esses técnicos vão construir conosco o nosso futuro de ex-prefeitos sem responder a processos. Tenho certeza que a UPB está aqui para nos ajudar neste sentido, como têm demonstrado o presidente Eures”, reforçou.

O prefeito de Cícero Dantas, Ricardo Almeida, agradeceu por sua cidade sediar o evento e destacou a credibilidade da União dos Municípios da Bahia no tocante ao aprimoramento da gestão pública. “Por onde a UPB passa levando essa capacitação, o município colhe frutos e a prospecção de recursos tem ganhos. Tenham certeza que todos sairão daqui com um projeto administrativo diferenciado, com uma mentalidade mais voltada à eficiência da gestão”, ressaltou. Essa opinião foi compartilhada pelo prefeito de Santa Brígida, Clériston Gomes, presidente do Consórcio Sertão Baiano. “Mesmo diante dessa brutal crise, nos precisamos estar de cabeça erguida, com a conduta reta, e muitas vezes fazendo ajustes, como orienta a UPB”.

O evento tem o intuito de apresentar soluções para a administração pública, a exemplo da orientação dada pelo gerente geral do Banco do Nordeste, Pedro Júnior. Ele esclareceu dúvidas sobre a Lei 13.340, que atende a operação de créditos e renegociação de dívidas rurais, com descontos e redução de juros. “A partir desta regularização dá a possibilidade dessas famílias tomarem novo crédito”, afirmou ao convocar os prefeitos para investir na liquidação das dívidas e injetar dinheiro novo nos municípios.

Outra ação importante para administração, a contratação de convênios, foi tema da participação da Caixa Econômica Federal. “A Caixa tem uma grande estrutura de atendimento aos municípios e ratificamos nossa disponibilidade em estabelecer parcerias para desenvolver as equipes de gestão municipal”, revelou o gerente do banco em Cícero Dantas, Jel Costa Vilela.

Na ocasião, o representante do Instituto Euvaldo Lodi  (IEL), Carlos Ferreira Neto, também colocou a entidade à disposição para  implantar nas prefeituras os programa de estágio. Segundo o gestor, a iniciativa pode ser uma solução para contratar pessoal sem impacto no índice de gasto com pessoal.

O público-alvo do UPB Capacita é formado por prefeitos, vereadores, secretários de administração, infraestrutura, desenvolvimento, finanças, controladores, técnicos de planejamento e captação de recursos. Em Cícero Dantas, mais de 200 pessoas acompanharam a abertura da capacitação no espaço Shangrila Eventos.

Fonte: UPB

Ultimas Notícias