ACONTECE Bahia

Governo do Estado disponibiliza 20 mil mamografias no Outubro Rosa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), promove atividades de prevenção e rastreamento do câncer de mama durante todo o mês de outubro. O Mutirão de Mamografia tem a meta de realizar 20 mil exames gratuitos na capital e no interior do estado, em mulheres de 50 a 69 anos. A iniciativa acontece no Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado na Avenida Vasco da Gama, e em outros postos de atendimento do Estado. A programação do Outubro Rosa também inclui palestras, cursos e corridas. 
 
“Em Salvador, nós contamos com as unidades móveis do programa Saúde sem Fronteiras. Em qualquer uma dessas unidades, a paciente que esteja entre a faixa etária de 50 e 69 anos, munida de original e cópia de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, recebe a senha e faz o exame. No Cican, a distribuição das senhas começa às 6h30. São 100 senhas distribuídas diariamente. As pacientes que não conseguirem fazer no mesmo dia, já saem daqui com dia e horário agendado para o exame”, explica a coordenadora do Cican, Daniela Romero.
 
A vendedora Solange Silva acompanha a saúde das mamas desde que descobriu dois nódulos benignos. Uma vez por ano, por orientação médica, ela realiza a mamografia e aproveitou a campanha do Outubro Rosa para fazer o exame. “Descobri meu nódulo na mama em 2004. Fiz minha cirurgia e estou bem. Foi um nódulo benigno, mas faço acompanhamento há 13 anos no Cican. Já tirei um nódulo, mas tem um pequeno. Eu vinha de seis em seis meses, agora venho de ano em ano para fazer mamografia, ultrassom e mostrar ao médico. As mulheres que não fizeram ainda devem se cuidar, pois prevenir é o melhor remédio”, afirma Solange. 

Prevenção 
 
A mamografia é o exame para rastrear a presença de nódulos. O perfil da paciente determina a idade e a regularidade. “O objetivo da mamografia é a gente detectar muito cedo o câncer de mama. É importante identificar a doença na fase inicial para tratar essa paciente com um cirurgia mais conservadora. Isso para que ela não tenha que retirar a mama toda e para que a doença não comprometa outros órgãos. A mamografia é importante para reduzir a mortalidade”, destaca a radiologista e especialista em mama Fabíola Trindade.
 
A oncologista Maria Paula Souza ressalta a importância da prevenção. “Os fatores de risco para câncer de mama são alimentação não saudável, mulheres que não realizam atividades físicas regularmente e que têm histórico de câncer de mama na família”, explica a médica, que ressalta a importância do autoexame e da consulta médica. “Abaixo dos 40 anos, as mulheres que têm histórico na família já devem procurar o mastologista”, acrescenta. 
 
Outras atividades

Além do Mutirão, o II Curso de Atualização em Mamografia será realizado na sexta-feira (6), gratuitamente, para técnicos em radiologia, em uma parceria entre a Sesab e o Hospital Aristides Maltez, local do curso. No sábado (7), no Parque Costa Azul, acontece um aulão de ginástica, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado  (Sudesb), para reforçar a importância da atividade física na prevenção à doença. No dia 22 tem o Motopasseio Rosa. Durante todo o mês, serão ministradas palestras no Cican e o no Hospital da Mulher para o público em geral.  

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA

Ultimas Notícias