Destaque Notícias de Alagoinhas Política

SEDUC apresenta ações para a educação de jovens e adultos em sessão especial da Câmara

No fim da tarde de terça-feira (19), foi iniciada a  sessão especial na Câmara Municipal para discutir a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município.  Na ocasião, foram apresentadas as realizações e ações promovidas por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). A sessão foi realizada devido ao requerimento 055/2017, de autoria do vereador Luciano Almeida (DEM).

A mesa foi composta pela vice-prefeita Iraci Gama; pelo secretário municipal de educação, Fabrício Faro; pela diretora pedagógica da SEDUC, Keite Lima; coordenadora municipal da EJA, Rita Rezende; professora do EJA, Zilda Azevedo; e representante dos alunos, Rita Lorena. Completaram a plateia alunos e corpo docente das escolas municipais que oferecem o ensino para jovens e adultos.

Na oportunidade o município apresentou ações como a participação e efetivo trabalho da coordenação do EJA no plano plurianual, que estabelece políticas públicas da administração municipal para os próximos quatro anos. Reformulação dos projetos curriculares e elevação de escolaridade.

O secretário de educação reforçou a importância de uma construção curricular especial para estes alunos. “Precisamos oferecer um ensino próximo da realidade deles para reduzir a taxa de evasão escolar. Os professores sabem das dificuldades destes alunos que conciliam trabalho com os estudos e precisam estabelecer um ambiente favorável ao aprendizado deles”, declarou Fabrício Faro.

Outra ação fundamental para atender as demandas dos jovens é a criação de novas turmas diurnas, a exemplo da Escola Murilo Cavalcante e do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA).

Além das atividades regulares, parcerias com autarquias da prefeitura foram firmadas, como Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e Guarda Civil Municipal (GCM), que oferecem palestras para os alunos, complementando as já ofertadas pela SEDUC.

Uma iniciativa da gestão municipal valorizada no debate foi a parceria com o Fórum Para Educação de Jovens e Adultos em Alagoinhas, considerando um espaço para o fortalecimento de políticas públicas e formação continuada.

Fotos: Alex Cruz

Ultimas Notícias