Jovens participam do Projeto Educação Ambiental na Agricultura Familiar em Alagoinhas

Publicidade 2
Projeto Educação Ambiental na Agricultura Familiar em Alagoinhas

De 16 a 18 de setembro, foi realizado um complemento do módulo de Elaboração de Projetos Socioambientais e Metodologias participativas na Escola Famílias Agrícolas da Região de Alagoinhas. O projeto contou com aulas teóricas e práticas totalizando uma carga horária de 24h de curso.

Em formações da Efara, estão sendo beneficiados 42 participantes, sendo eles jovens de 16 à 29 anos dos municípios de Alagoinhas, Aporá, Crisópolis e Sátiro Dias. Neste módulo de estudo, os alunos abordaram, problematizaram e discutiram as práticas agrícolas que degradam o meio ambiente, a produção e consumo de alimentos saudáveis, as relações de gênero e geracional no campo. Ainda realizaram atividades visando contribuir para o processo de transição agroecológica e a construção de intervenção dos jovens em suas respectivas comunidades. 

Os desafios desse projeto nas Escolas Famílias Agrícolas estão relacionados à juventude rural, à agricultura familiar e às questões socioambientais. Amélia Cerqueira informou que o projeto ainda está em andamento, e três Escolas estão sendo beneficiadas, “o projeto está sendo desenvolvido com qualidade para que seja um processo modelo e replicável nas demais Escolas Famílias Agrícolas do Estado”, explicou a Bióloga e Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 

O projeto ainda conta com a parceria da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semi-Árido (Refaisa), onde estão sendo realizadas as formações em Educação Ambiental, contendo 6 módulos presenciais, com um total de 160 horas, além da etapa de Implementação de Projetos Socioambientais e de Campanhas Educomunicativas, que serão os produtos finais dessa formação.

Fonte: Ascom

Deixe uma resposta