Prefeitura facilita a realização de exames laboratoriais para a população de Alagoinhas

Publicidade 2

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), modificou o fluxo de regulação para a realização de 11 exames laboratoriais no município (veja abaixo a relação). A partir desta segunda-feira (18), as solicitações médicas que estiverem dentro do rol pré-definido pela secretaria, o paciente pode ir diretamente aos laboratórios, portando documento de identificação e cartão do SUS.

No total, há três laboratórios credenciados junto ao município para a realização de exames: Laboratório de Análises Clinicas, Laboratório Santa Maria e Diagnomed. Segundo o Secretário de Saúde, Rodrigo Matos, essa medida contribui bastante para desburocratizar o acesso da população aos serviços de saúde e na redução das filas nos postos para marcação de exames e consultas.

“Entendemos que medidas como essas, realizadas com muito planejamento e responsabilidade, têm um efeito bastante positivo para a população e mostra que o foco na qualidade da gestão, com fluxos e redes de saúde bem desenhados, podem ter um impacto positivo na vida da comunidade tão grande como inaugurações de novas estruturas físicas, por exemplo”, ressaltou Matos.

As solicitações dos exames laboratoriais devem ser realizadas por um médico da rede municipal de saúde e o paciente deve ser residente de Alagoinhas, para serem validadas nesse novo fluxo. Casos que não se adequem a essa realidade deverão seguir o fluxo padrão de marcação na central, com prévia autorização da regulação.

Confira a relação de exames que integram o novo fluxo de marcação:
Hemograma Completo
Ácido Úrico
Ureia
Creatinina
Colesterol Total
HDL
LDL
Glicemia
Triglicérides
Sumário de Urina
Parasitológico de fezes

Dúvidas, sugestões, elogios ou críticas para a SESAU? Envie sua mensagem para o ZAP da Saúde: (75) 99712-2594

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta