Publicidade 3

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), inaugurou na última semana o serviço de endoscopia digestiva alta (EDA), na Policlínica Municipal. A disponibilização do exame, pela rede pública municipal, tem grande valor diagnóstico, pois pode detectar doenças frequentes, como esofagites e gastrites, ou doenças graves, como câncer de estômago, por exemplo.

Para o secretário de saúde Rodrigo Matos, a oferta do exame beneficia diretamente a população de baixa renda. “A endoscopia digestiva alta é procedimento de grande importância para identificar uma série de problemas, mas que era oferecido apenas na rede particular. Com a chegada desse procedimento no sistema de saúde de município, nós democratizamos o acesso a todos aqueles que realmente precisam”, explicou.

Segundo a SESAU, a Policlínica tem capacidade de realizar, inicialmente, 80 a 100 endoscopias por mês e possibilidade de ampliação da oferta de exames, conforme demanda. A Secretaria desenvolveu um fluxo que vai facilitar o acesso do cidadão ao serviço, pois o paciente que realizar o exame passará imediatamente por uma consulta com o Gastroenterologista. Isso poupará tempo do paciente, que não terá que aguardar para uma marcação de um outro médico para fazer a análise dos resultados.

A primeira paciente a fazer o exame foi a camareira Ângela Maria dos Santos, que comemorou o fim de uma longa espera. “Eu venho buscando esse exame há muito tempo e não tinha feito pois custa quase 300 reais pela rede particular, mas fico muito feliz que a Prefeitura tenha trazido essa opção para a cidade”, afirmou.

Além da implantação do serviço de endoscopia, a Policlínica Municipal também contará com um médico gastroenterologista para atendimento ambulatorial, com marcação via central de regulação, através dos postos de saúde, conforme fluxo padrão da SESAU.

 
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta