SESAU realiza bloqueio epidemiológico de caxumba e sífilis

Publicidade 2

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), esclarece que todos os casos de caxumba registrados no município foram notificados, monitorados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, além da realização dos devidos bloqueios epidemiológicos. A vacina que previne a doença está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, na faixa etária entre 01 a 49 anos, para homens e mulheres.

Com relação ao aumento dos casos de sífilis, a secretaria atribui o incremento ao quadro de desabastecimento da medicação responsável pelo tratamento da doença (penicilina benzatina), em todo território nacional. Em meados deste ano, o abastecimento foi normalizado e os casos foram tratados. Vale destacar, que não houve aumento de nenhuma outra Doença Sexualmente Transmissível (DSTs) em Alagoinhas. Diante deste cenário, todas as Unidades de Saúde de Família (USF) realizam atividades educativas sobre as DSTs e distribuem preservativos, sendo a maneira mais eficaz de prevenção dos referidos agravos.

A SESAU informa que no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Municipal,  são realizados os testes rápidos  para Sífilis e  HIV.

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da VIEP/SESAU, ratifica o foco na eficiência e resolutividade no acompanhamento e monitoramento de doenças registradas no município.

Deixe uma resposta