Destaque

Prefeitura finaliza processo licitatório para recuperação da estação de tratamento de esgoto do Barreiro/Mangalô

Foi finalizada nesta terça-feira (12) a licitação para retomada das obras da estação de tratamento de esgoto (ETE) que irá beneficiar as localidades do Barreiro e do Mangalô. A obra faz parte do programa Saneamento para Todos, executado pela Prefeitura através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O investimento total no sistema, incluindo a instalação das redes coletoras e condominiais, é de R$ 2 milhões.

Nos bairros do Mangalô e do Barreiro, as obras de instalação da rede serão retomadas dentro de um mês. Moradores das ruas do Avião, Irará, Feira de Santana, entre outras, terão saneamento básico pela primeira vez, quando toda a obra for concluída, já em 2018. As obras tiveram início em 2007, mas o serviço não foi concluído.

O contrato com a empresa vencedora da licitação tem prazo de um ano. Dentro deste período, serão executados o cercamento e limpeza da estação do Barreiro/Mangalô, além da instalação da base de concreto para colocação dos Digestores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (DAFA), método de tratamento biológico do esgoto, que não gera gastos com produtos químicos e é menos nocivo ao meio ambiente.

No Jardim Petrolar, que também faz parte do Saneamento para Todos, as obras de instalação das redes condominiais e coletoras, responsáveis por levar o esgoto das casas até a estação de tratamento no próprio bairro, já foram retomadas, após 11 anos de paralisação do serviço. As ligações intradomiciliares, que garantem que o esgoto das casas seja devidamente tratado na estação, serão realizadas assim que a complementação de maquinário na ETE do Jardim Petrolar for concluída. O custo do serviço nesta ETE é de R$ 1,5 milhão.

Ultimas Notícias