TCE estimula cidadão a fiscalizar os gestores

Publicidade 2

A Caravana da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) encerrou nesta sexta-feira (1º/09) o nono roteiro de viagens em 2017, levando sua mensagem a cerca de 320 mil pessoas nos municípios de Valença, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. Durante o roteiro, quando o ouvidor adjunto do TCE/BA, Paulo Figueiredo, visitou emissoras de rádio e proferiu palestras em colégios com o objetivo de de divulgar as ações e competências da Corte de Contas baiana e também estimular os cidadãos de todas as idades a fiscalizar as obras e serviços realizados com recursos públicos, exercendo o que é denominado de controle social.

O programa Caravana da Ouvidoria tem o objetivo de promover a aproximação dos cidadãos com o TCE/BA e também de esclarecer a população sobre seus direitos que ela tem de acompanhar e fiscalizar a ação dos gestores, visando fazer com que os recursos oriundos dos impostos sejam aplicados da melhor forma possível e ajudar a combater a corrupção e os desvios de verbas públicas. Na manhã desta sexta, o ouvidor Paulo Figueiredo concedeu entrevista à Rádio Panorama 93.7 FM, que foi a 85ª emissora visitada em dois anos do projeto.

Com o microfone aberto à participação dos ouvintes, a entrevista serviu para esclarecer a população sobre o trabalho do Tribunal, de fiscalizador da aplicação dos recursos públicos e ressaltou que a participação cidadã é fundamental para inibir desvios. Para explicar como o cidadão pode contribuir com o trabalho do órgão de controle, o ouvidor utilizou o exemplo da construção de uma praça pública, mostrando como identificar irregularidades e alertando para as informações disponíveis na placa de identificação da obra, a exemplo da origem do recurso, o valor disponibilizado e seu prazo de execução. Paulo Figueiredo explicou que o cidadão deve aproveitar os canais de comunicação da Ouvidoria do TCE/BA para fazer suas manifestações, por meio do endereço eletrônico www.tce.ba.gov.br/ouvidoria, o telefone 0800 284 3115 e o Whatsapp (71 99902-0166).

 

FotoOuvidor Paulo Figueiredo faz palestra para estudantes em Cruz das Almas

Crédito: ASCOM/TCE

Deixe uma resposta