Notícias de Alagoinhas

SESAU finaliza ciclo de mutirões do exame preventivo com mais de 200 atendimentos realizados

Mutirões do exame preventivo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), encerrou nesta sexta-feira (11), o ciclo de mutirões do exame preventivo, com os atendimentos realizados na Policlínica e na Central de Abastecimento, através da Unidade Móvel. Desde a primeira edição, no mês de julho, o mutirão atendeu 200 pessoas em sete diferentes localidades de Alagoinhas.

O exame preventivo é um procedimento ginecológico recomendado anualmente a todas as mulheres que já tiveram iniciação sexual, especialmente na faixa etária de 25 a 64 anos.
De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, apesar do fim do ciclo, o exame preventivo segue sendo realizado nas unidades de saúde do município, mediante agendamento. “Temos uma avaliação muito positiva do mutirão.

O preventivo é uma prioridade da gestão, por mais que seja realizado rotineiramente na rede, muitas pessoas acabam não conseguindo marcar, em função da grande demanda nas unidades básicas de saúde”, explicou Rodrigo. “Por isso buscamos agendar os mutirões para fins de semana, de forma que o trabalhador pudesse ter acesso ao exame sem atrapalhar a rotina de trabalho”.

A primeira edição do mutirão foi realizada no dia 21 de Julho, no Barreiro e em Santa Terezinha, e na semana seguinte a equipe da SESAU foi às USF de Riacho da Guia e Boa União, e também na Policlínica. No dia 04 de agosto, foi a vez da USF do Mangalô, e nesta sexta (11), o ciclo foi encerrado com os atendimentos na Central de Atendimento, através da Unidade Móvel e mais uma vez na Policlínica.

Fotos: Roberto Fonseca/SECOM

Ultimas Notícias