SESAU realiza mutirão do exame preventivo, no Mangalô, nesta sexta (4)

Publicidade 2

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) levou o mutirão de exame preventivo contra o câncer de colo do útero à Unidade de Saúde da Família (USF) do Mangalô, nesta sexta-feira (4). A ação tem por objetivo garantir assistência às mulheres, levando os serviços de saúde para mais perto da população.

A aposentada Maria da Purificação de Almeida Maia, moradora do Mangalô, aproveitou a oportunidade para deixar o exame em dia. “Eu fiz o preventivo ano passado, estava aguardando para marcar o exame desse ano, mas quando soube do mutirão aproveitei para antecipar. Ainda bem que foi bem rápido”, comentou.

O exame preventivo é um procedimento ginecológico recomendado anualmente a todas as mulheres que já tiveram iniciação sexual, especialmente na faixa etária de 25 a 64 anos. De acordo com o secretário de saúde, Rodrigo Matos, “o preventivo continuará sendo realizado rotineiramente nas Unidades de Saúde da Família (USF) e esses mutirões servem para otimização do acesso dos usuários ao sistema de saúde”, afirma.

Nos últimos finais de semana, o mutirão passou por diversas unidades de saúde como a localidade do Barreiro e o bairro de Santa Terezinha. Quem não pôde comparecer ao mutirão desta sexta, ainda poderá realizar o exame no dia 11 de agosto, no Ônibus da Saúde (unidade móvel), que estará localizado na Central de Abastecimento de Alagoinhas.
Para realização do atendimento a paciente deve ter em mãos: cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

Serviço:
O quê: Mutirão de exame preventivo
Quando: 11/08, das 7h às 13h
Onde: Ônibus da Saúde, na Central de Abastecimento

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Deixe uma resposta