Política

Caravana da JPT-BA realizou primeiro encontro territorial na cidade de Alagoinhas

O primeiro encontro territorial foi realizado na cidade de Alagoinhas, no domingo (23)
Resistência da juventude, movimentos culturais, arte e empoderamento político através da estética. Esses foram alguns dos temas abordados no primeiro encontro territorial da Caravana da Juventude do Partido dos Trabalhadores da Bahia (JPT-BA). Realizada neste domingo (23), em Alagoinhas, a primeira etapa da jornada reuniu dezenas de jovens de cidades do Litoral Norte e Agreste baianos. 
“Iniciar a Caravanas da Juventude do PT foi um passo importante na interiorização das políticas defendidas pelo partido. Conseguimos dialogar não apenas com a militância, mas com o conjunto da sociedade”, avaliou o secretário estadual da JPT, Matheus Maciel. 
O evento teve uma mesa de discussão com o tema ‘Cultura e arte como resistência da juventude’, com a participação de integrantes de movimentos sociais e de grupos artísticos. “Existe uma concentração no debate, sem pensar o todo, deixando a comunidade periférica de lado. Precisamos construir ações que alinhem o discurso com a realidade da vida. Temos que valorizar a organização e mobilização dos grupos”, afirmou o secretário municipal de formação do PT, Edcarlos Batista, integrante do Grupo Cultural Quilombo Andante. 
Integrante do Movimento Crespo de Alagoinhas, Geiza Brunelle defendeu o empoderamento político através da estética. “A dificuldade é conscientizar que o empoderamento não é moda. É muito mais que estética, é político. Todo ato estético é um ato político, enfatizou, em sua participação. 
Ainda estiveram presentes grupos como a Cia de Artes Fama, o Bando de Artistas Cênicos, o Grupo Ellite’s Dance, o Anker Bronx Crew e a Cia de Teatro Império. 
“Demos o pontapé inicial para o fortalecimento da JPT no interior da Bahia. Seguiremos montando as nossas tendas e organizando a companheirada para o enfrentamento dos desafios que nos avizinham”, completou o secretário municipal da JPT em Alagoinhas, Tarcio Mota.
O presidente do PT em Alagoinhas, o vereador Luciano Sérgio, exaltou a iniciativa da juventude do partido. “É impossível qualquer mudança significativa, na atual conjuntura, sem a força, a participação e o protagonismo da nossa juventude”, destacou. 
A Caravana
Até o fim do ano, a Caravana da JPT-BA vai promover encontros com jovens militantes e simpatizantes em todos os cantos do estado. Os encontros territoriais serão realizados em diversas cidades para que os participantes possam conhecer mais do projeto político do partido. 
No início do mês, o presidente Luís Inácio Lula da Silva convocou jovens de todo o estado para participar da jornada. Em um vídeo divulgado na página da JPT-BA no Facebook, Lula manifestou seu apoio aos eventos. Assim como ele, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, também gravou um vídeo convidando a juventude. 
A Caravana também defende o fim do governo de Michel Temer, o apoio às Diretas Já e o apoio à defesa do presidente Lula. O cronograma completo será divulgado gradativamente na página da JPT-BA no Facebook (juventudedoptba).

Ultimas Notícias