Recuperação da represa de Aramari, um sonho sendo conquistado | Por Sergio Lima 

Publicidade 2

Por Sergio Lima

Depois de ser útil há anos atrás, para a geração de energia para a manutenção de umas das maiores Oficina da América Latina a Ferrovia Centro-Atlântica S.A (FCA S.A.), hoje pertencente a VLI (Valor da Logística Integrada). E consequentemente, depois de muitos anos de abandono e maus tratos, das gestões municipais, enfim, o rio que corta a cidade de Aramari, popularmente conhecida como a (Represa), será novamente recuperada.

Após anos de lutas, e questionamentos e solicitações da população de Aramari, representantes das organizações da iniciativa privada e sem fins lucrativos, tais como órgãos de proteção ambiental, repartições sindicais do meio ambiente, associação locais e conselhos de proteção ambiental, através de Audiências Públicas realizadas a fim de buscar recursos financeiros para a viabilidade da revitalização da tão conhecida represa de Aramari.

Com a total cobrança dos munícipes bem como dos órgãos e organizações daquele município e a dedicação mútua da nova gestão em prol da revitalização da represa, através da mobilização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com participação da população e de algumas empresas como: BSC Copener, Terras da Lagoa, a J de Rosa, associação Gamar – Grupo Ambientalista de Aramari e outras as quais se dispuseram a colaborar intensamente com a revitalização do Rio de Aramari.

A Prefeitura Municipal está incessantemente trabalhando com todo o empenho e dedicação total em parceria com todas as Secretarias Municipal tais como: Secom Aramari, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, todos engajados com o propósito único da recuperação da represa.

O tão esperado “Projeto Espelho D’água” de Aramari, está previsto para término e entrega para a população aramariense no mês de setembro.

Em anúncio público realizado no início dos trabalhos de retirada da vegetação da represa, o prefeito de Aramari Fidel Dantas, disse que: “Será umas de suas metas de campanha a entrega da represa limpa para a comunidade do município”. É verídico, frisar que se antecederam oito (8) anos de gestão e não foi feito nenhuma obra em atenção a represa. A este fim, o prefeito atual, está determinado em devolver ao povo de Aramari o patrimônio o qual é uns dos cartões postais da cidade.

Nesse sentido, é notável a efetividade e afinco da gestão atual municipal com o que tange ao bem estar sócio ambiental dos munícipes. Durante muito tempo a comunidade daquele município, ficou sem visualizar as águas da represa, estando presa abaixo da vegetação que a cobria, hoje já é possível ver grande parte do Rio limpo.

A Administração Municipal, está mostrando ao povo de Aramari, que é possível, mesmo diante de extremas dificuldades encontradas na Gestão Pública do município, que não os impediram de colocar o Projeto Espelho D’água em execução. Os trabalhos estão a todo vapor, pois o referido projeto é uma das propostas de governo do prefeito Fidel Dantas. É uma questão de orgulho para toda a população de Aramari receber de volta linda e limpa a represa. Para isso, o Prefeito e a sua equipe através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente não tem poupado esforços para a realização e finalização dos trabalhos do Projeto Espelho D’água em Aramari. 

Por Sergio Lima 

Deixe uma resposta