Brasil

DNS do Google sai do ar para brasileiros e impede conexão; saiba resolver

Se você está com dificuldades para acessar a internet hoje, um possível problema é o DNS do Google. O serviço parece apresentar instabilidade para usuários brasileiros, impedindo que vários computadores se conectem à internet enquanto usam os endereços de IP 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

A função do DNS é primordial para acessar a rede. Servidores de DNS, como o que normalmente é oferecido gratuitamente pelo Google, tentam traduzir nomes dos sites (as famosas URLs) para endereços de IP, para proporcionar acesso à web. Sem eles, simplesmente não dá para fazer muita coisa, a não ser que você tenha os IPs diretos dos sites que deseja acessar.

O problema é que muita gente usa os servidores de DNS do Google sem fazer ideia disso; quando o serviço para de funcionar de forma súbita, a operadora de telefonia acaba levando a culpa, mesmo sem ter nada a ver com a situação. A solução passa, neste caso, por duas alternativas: alterar o servidor de DNS nas configurações do computador, ou esperar a normalidade retornar.

Se você não tem o tempo e paciência para esperar o DNS voltar a funcionar, você precisa entrar nas configurações do seu computador ou celular e substituir o endereço primário para 208.67.222.222 e o secundário para 208.67.220.220, que são os endereços do OpenDNS.

Também existem outros servidores de DNS. Você pode ver mais instruções sobre como descobrir qual é o melhor serviço e como fazer a alteração neste tutorial.

Olha Digital

Ultimas Notícias