Técnicos e secretários de Guanambi e região são capacitados pelo UPB Itinerante

Publicidade 2

Terceira edição do evento, que é gratuito, acontece entre esta quarta-feira e sexta-feira (7 a 9.6)

Dando continuidade a agenda de capacitações que vem percorrendo o interior baiano, acontece, entre esta quarta-feira e sexta-feira (7 a 9.6) a terceira edição do UPB Itinerante, em Guanambi, no Centro de Cultura da cidade, localizado na rua Manuel Bandeira, s/n, Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da União dos Municípios da Bahia (UPB), www.upb.org.br. O evento é fruto da parceria entre a UPB e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), por meio da Escola de Contas, com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae.

O evento contemplará a mesa de abertura com: o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco de Souza Andrade Netto; o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães; o presidente da Associação dos Municípios da Serra Geral e da Bacia do São Francisco (Amavale) e prefeito de Caculé, José Roberto Neves; o prefeito de Matina e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Alto Sertão, Jucelio Fonseca; o prefeito de Ibipitanga e presidente do CDS Bacia do Paramirim, Edilson Santos; o representante do Sebrae; e o representante do Gigov, da Caixa Econômica de Vitória da Conquista, Antonio Sergio Bento.

O primeiro dia do encontro contará com a participação de técnicos especializados para orientar os prefeitos sobre as formas de prestação de Contas do TCM, Controle Interno e Convênios Federais, junto a CEF e Compras públicas. Já o segundo e terceiro dias serão destinados a oficinas técnicas sobre o Sistema Integrado de Gestão – SIGA e e-TCM.

Eures Ribeiro destaca que a realização desses encontros regionais tem sido de grande importância para qualificar a gestão pública no interior do estado. “Nossa intenção é reduzir as contas rejeitadas por falta de informação e alinhamento entre as prefeituras e o tribunal, porque o TCM é também um órgão orientador”, explicou.

O evento tem o objetivo de melhorar o corpo técnico que trabalha com as contas dos municípios baianos, eliminando as principais causas de rejeição pelos órgãos de Controle Externo. O UPB Itinerante proporciona aos prefeitos, secretários e técnicos participantes melhor orientação, maior segurança e mais eficiência na execução orçamentária. O intuito da capacitação é instruir sobre a devida aplicação dos recursos e prestação de contas, realçando assim o caráter orientador e pedagógico do TCM.

O UPB Itinerante tem como público-alvo os prefeitos, Secretários de Administração, Finanças, Controladores, Contadores, Comissões de licitações, Técnicos do Planejamento, Contabilidade, Recursos Humanos e demais profissionais envolvidos na execução da prestação de contas municipais.

Serviço

UPB Itinerante Guanambi

Local: Centro de Cultura de Guanambi

Data: 07 a 09.06

Horário: das 8h às 17h

Inscrições: www.upb.org.br

Veja a programação completa

UPB

Deixe uma resposta