SESAU realiza bloqueio epidemiológico contra caxumba em colégios de Alagoinhas

Publicidade 2
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) está realizando uma ação de bloqueio epidemiológico em alguns colégios de Alagoinhas, como forma de prevenir o avanço da caxumba entre adolescentes. O bloqueio se dá por meio da aplicação da vacina tríplice viral nos estudantes e professores que não estejam com a caderneta de vacinação atualizada.
“Essa ação de bloqueio se fez necessária devido a uma situação no Colégio Militar, em que 16 adolescentes foram diagnosticados com a doença. A SESAU, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, agiu rapidamente na intenção de impedir que outros estudantes fossem infectados”, explicou o secretário municipal de saúde, Rodrigo Matos.
A Vigilância em Saúde recomenda a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes de Alagoinhas, para evitar o surgimento de novos casos da doença. Aqueles que não tiverem recebido as vacinas tríplice ou tetra viral, podem se dirigir a qualquer posto de saúde do município para se imunizarem. É necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
A Vigilância em Saúde esclarece ainda que a caxumba é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento do volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida, localizada sob a orelha. A transmissão ocorre por via aérea, disseminação de gotículas ou contato direto com a saliva de pessoas infectadas. Não existe tratamento específico, indicando-se apenas repouso, medicação para dor e atenção para o aparecimento de complicações.
Texto: ASCOM/SESAU

Deixe uma resposta